terça-feira, 19 de maio de 2020

TEXTOS EM DESTAQUE - «WHAT A WONDERFUL WORLD»

Os trabalhos que a seguir se apresentam resultaram de uma proposta feita pelo professor João Cristina às turmas dos 8.º e 9.º anos, na disciplina de Educação Visual.
Propunha-se a realização de uma composição gráfica e de uma composição escrita a partir da música «What a Wonderful World», de Louis Armstrong.

                                                                      Angelina Jones - 9.º A

What a Wonderful World

Se o título for repetido ao longo da música, as pessoas lembram-se muito mais facilmente. Ter um significado profundo, comovente e compreensível e um videoclipe que seja memorável contribuem para ajudar uma música a resistir também ao teste do tempo. 
Neste ensaio, analisarei a música "What a Wonderful World", de Louis Armstrong. Foi escrita em 1968 durante a época da Guerra do Vietname. Apresentada no género jazz, foi escrita e composta para tentar trazer esperança aos milhões de vítimas que sofrem os efeitos da guerra, como a perda de muitos pais, maridos amados e filhos, que foram enviados para longe, para uma terra estranha com pessoas estrangeiras.
"What a Wonderful World" não é apenas o título da música, mas também o refrão. Essa frase é repetida quatro vezes ao longo da música para enfatizar o facto de que, apesar de haver muito ódio e violência no mundo, ainda é bonito e sempre há a chance de parar a dor e trazer paz à vida novamente. Diz-nos para esperar sempre o melhor, porque não é um sonho impossível. “I See Trees of Green, Red Roses too” é a primeira linha da música, que nos diz imediatamente que há sempre uma oportunidade de melhorar e uma oportunidade de crescer. Eu acredito que esta é a linha de abertura, porque mostra, imediatamente, que a música estará focada no lado mais feliz da vida, em vez da turbulência, e que é melhor ser positivo do que negativo. O verso “The Bright Blessed Day, the Dark Sacred Night” foi cuidadosamente redigido. Com o uso de palavras específicas, como abençoado e sagrado, é apresentado um ambiente bastante seguro, dando a sensação de que estamos sendo cuidados. Usar estas palavras em vez de palavras mais negativas, como preto, dá à música uma sensação mais suave e relaxa as pessoas que a ouvem.
“The Colours of the Rainbow, so Pretty in the Sky” pode ser interpretado com muitos significados diferentes. A visão mais reconhecida e compartilhada seria a de que o arco-íris é o sinal de que a tempestade acabou, que está mais claro, que tempos mais fáceis estão à frente. Nas visões religiosas, o arco-íris é a promessa de Deus ao seu povo de que ele nunca mais os abandonará, sendo um sinal de esperança para todos. A razão pela qual acredito que a frase “They’re really saying I Love You” foi escrita na música é porque as pessoas se encontram e se cumprimentam com corações felizes todos os dias e, embora nem sempre o digam, expressam que se amam de várias maneiras.
"What a Wonderful World" é uma das muitas músicas que resistiram ao teste do tempo. Através da sua músicas e letra, diz-se que, quando tudo parece perdido e esse desespero está nos nossos corações, há sempre uma esperança para o futuro. Embora tenha sido escrito durante um período de turbulência terrível, prometeu-nos uma esperança para um futuro melhor e mostrou-nos que podemos sempre sair por cima.
Louis Armstrong era um americano negro que enfrentava preconceito e amargura e, ainda assim, sentia alegria e esperança suficiente em si mesmo para produzir uma música tão amorosa e tocante. A música falou sobre muitas pessoas de diferentes raças e religiões. Não importa como seja ou quem é, as coisas podem sempre melhorar, não importa o quão mal elas sejam.                                                        
                                                                                               Angelina Jones - 9.º A

      

4 comentários:

Unknown disse...

Parece que serei o primeiro e sinto-me pleno só por deixar registado que me sinto feliz com o esforço de todos vós... muito obrigado... João Cristina.

Anónimo disse...

Parabéns Angelina, não só pelo trabalho de Educação Visual, como pela análise efetuada a “uma das muitas músicas que resistiram ao teste do tempo”. Continuação do bom trabalho! :) Prof. Fernanda Gomes

Unknown disse...

Parabéns Angelina, não só pela parte gráfica, mas também pela mensagem que ele transmite.A Arte deixa-nos felizes. Continuação de bom trabalho. Beijinhos Prof. Madalena

Anónimo disse...

Muito bem, Angelina! Ambos os trabalhos estão fantásticos!

Prof.ª Filipa