quinta-feira, 28 de maio de 2020

TEXTOS EM DESTAQUE - «A DESCOBERTA DO TESOURO DE D.PEDRO I»

O estudo da obra Os Piratas, de Manuel António Pina, foi o ponto de partida para uma oficina de escrita proposta pela professora Filipa Batista aos alunos do 6.º ano, na sequência de uma sugestão apresentada numa aula do projeto #ESTUDOEMCASA. 
Propunha-se aos alunos que escrevessem um texto narrativo, entre 140 e 200 palavras, que tivesse como cenário uma ilha e como personagens um grupo de piratas.

Cena do filme «A Maldição do Pérola Negra»
O resultado deste trabalho foi um conjunto de textos muito interessantes, como este, da Inês Calapez Duarte, que a seguir se transcreve.


     A DESCOBERTA DO TESOURO DE D. PEDRO I

Numa noite de tempestade, um grupo de piratas dirigia-se a uma cidade cheia de tesouros. No entanto, devido à enorme tempestade, formou-se um tornado que os levou para uma ilha tropical. Desesperados e com o barco destruído, viram-se obrigados a construir um abrigo.
Ao fim de vários dias, o capitão, de barba ruiva e com um olho de cristal, ordenou:
— Tobias, reúne os marinheiros e divide-os em três grupos.
— Sim, senhor! — obedeceu Tobias.
— Grupo um, vão procurar madeira para reconstruir o nosso barco que ficou destruído depois do furacão. Grupo dois, vão ao centro da ilha e tragam todas as frutas e vegetais que encontrarem. Grupo três, venham comigo, pois vamos explorar a ilha — anunciou o capitão.
Depois de alguns meses, os piratas conseguiram reconstruir o seu barco, cuja madeira era tão brilhante como um céu cheio de estrelas e cuja vela era tão grande e bonita como um lindo tecido dourado. A fruta que carregavam era mais doce do que o açúcar acabado de retirar da cana.
Com comida, bebida e um belo barco, os piratas seguiram viagem para o seu destino inicial.
Quando chegaram, depararam-se com a armada e os tesouros de D. Pedro. Depois de uma pequena e muito perigosa batalha, os piratas conseguiram, finalmente, o que queriam ir buscar: os belos e valiosos tesouros de D. Pedro I do Brasil.
Inês Calapez Duarte, 6.º A,

Sem comentários: