quinta-feira, 7 de maio de 2020

SELO CURIOSO 1 - HISTÓRIA

Uma espreitadela aos baús da nossa biblioteca conduziu-nos à descoberta de um interessante conjunto de selos antigos, que nos contam histórias da História, que nos dão lições de desporto, de música, de política e de cidadania e que nos apresentam grandes vultos da nossa literatura. 
Surgiu, assim, a ideia de criarmos no nosso blogue uma nova rubrica intitulada «Selo Curioso». Nesta rubrica, partilharemos imagens de alguns desses selos, acompanhadas de uma pequena informação, que poderá ser o ponto de partida para uma troca de opiniões e de conhecimentos sobre o tema.

E para começar, escolhemos o tema HISTÓRIA e um selo que assinala o 8.º centenário da Fundação de Portugal.

Neste selo vemos D. Afonso I, cognominado de «o Conquistador», que foi o primeiro Rei de Portugal.
Data de 10 de abril de 1140 o primeiro documento autêntico em que Afonso se assume como rei. No entanto, o reino de Portugal só é reconhecido pelo rei Afonso VII de Leão e Castela em 1143, na sequência do Tratado de Zamora. E só em 1179 o papa Alexandre III reconhece a independência de Portugal e Afonso Henriques como seu primeiro rei.

4 comentários:

Tiago Pinheiro disse...

O documento que reconhece D. Afonso Henriques como rei de Portugal em 1179, emanado pelo Papa, é a Bula Manifestis Probatum, reconhece a validade do Tratado de Zamora.

Unknown disse...

Antes de ser reconhecido como rei em termos oficiais, já Afonso Henriques era identificado pela nobreza e pelo clero português como seu legítimo líder. A lógica era a independência face à Galiza e aos interesses leoneses. Na batalha de Ourique, em 1139, o termo "rex" surge associado a Afonso Henriques. Para além do reconhecimento internacional, Afonso Henriques, já com o título régio de Afonso I, alargou o território português para sul travando batalhas contra tropas muçulmanas e conquistando as cidades de Leiria, Santarém, Lisboa, Sintra e Palmela. À data da sua morte, em 1185, a linha do Tejo estava definitivamente consolidada.

Anónimo disse...

D. Afonso Henriques (D.Afonso I) lutou em três frentes: para se tornar independente do rei de Leão e Castela (seu primo Afonso VII); contra os mouros para alargar o território do Condado Portucalense; e para que o Papa o reconhecesse como rei e a Portugal como reino independente.

Marilia António disse...

O documento que reconhece D. Afonso Henriques como rei de Portugal em 1179, emanado pelo Papa, é a Bula Manifestis Probatum, reconhece a validade do Tratado de Zamora.