terça-feira, 3 de março de 2020

UMA VIAGEM A LISBOA PARA COMPREENDER MELHOR O «AUTO DA BARCA DO INFERNO»

Há já alguns anos que a Biblioteca Escolar e o Departamento de Línguas do Agrupamento de Escolas de Monchique planificam anualmente uma deslocação a Lisboa com os alunos do 9.º ano para assistência à representação teatral da peça Auto da Barca do Inferno pela Companhia de Teatro «O Sonho». Pretende-se, desta forma, aprofundar o conhecimento deste auto vicentino, propiciando o contacto real com o mundo do teatro.
Nos últimos anos, os Departamentos de Expressões e de Ciências Sociais e Humanas associaram-se à iniciativa e o programa passou a incluir uma visita guiada ao Museu Nacional da Arte Antiga para apreciação de quatro obras que complementam o estudo da obra de Gil Vicente: Custódia de Belém, Painéis de São Vicente, O Inferno e Tentações de Santo Antão.
No corrente ano letivo, esta deslocação a Lisboa teve lugar no dia 28 de fevereiro, envolveu 41 alunos do 9.º ano e quatro professores e o programa foi cumprido escrupulosamente, sendo de salientar a atitude irrepreensível dos alunos.
Também merece destaque o excecional trabalho da Companhia de Teatro «O Sonho», a atuar, agora, num novo espaço, e o profissionalismo das três guias do MNAA, que acompanharam os alunos numa visita guiada pelas quatro obras atrás referidas.


PROGRAMA DA VISITA


Clique sobre a imagem para ver melhor.



Sem comentários: