segunda-feira, 9 de março de 2020

EM TEMPO DE CAMPANHA, «A MENINA DO MAR» VOLTOU À RÁDIO FOIA

A campanha eleitoral de «Miúdos a votos» tem revelado dinâmicas de trabalho muito interessantes, mobilizando grupos de alunos que, muitas vezes de forma autónoma, delineiam estratégias meticulosas e investem na produção de materiais surpreendentes.
Os partidários de  A Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen (um grupo de seis alunos do 6.º A) começaram a preparar a sua campanha logo no início de fevereiro. Nos tempos livres, reuniam-se na biblioteca escolar e, depois de decidirem o que iam fazer e como fazer, começaram a produzir os seus materiais: além de marcadores com a frase «A saudade é a tristeza que fica em nós quando as coisas de que gostamos se vão embora», construíram fantoches de papel com as principais personagens da história e prepararam uma pequena encenação.


No passado dia 5 de março, a sua ação de campanha chegou à Rádio Foia. Munidos dos seus materiais e com uma intervenção muito bem preparada, cinco elementos do grupo (o Francisco Casaca, a Ana Maria Sampaio, a Inês Duarte, a Maria Nunes e a Carolina Cruz) fizeram a apresentação da obra, leram alguns excertos, justificaram a sua preferência por este livro, referindo que é uma história que nos faz perceber que a amizade é possível entre seres de natureza diferente, e apelaram ao voto de alunos do país inteiro.




Sem comentários: