sábado, 26 de janeiro de 2019

RAPAZES EM MAIORIA NAS LEITURAS DE JANEIRO


Contrariamente ao que é habitual, ao longo do mês de janeiro, as edições de «Um Livro por Semana» na Rádio Foia envolveram mais rapazes do que raparigas. E o que é curioso é que houve rapazes de todos os ciclos de escolaridade.
Tudo começou com o José Carlos Duarte, da turma A do 8.º ano, que nos pôs a refletir sobre o sentido da existência com uma «deliciosa» fábula de Luís Sepúlveda – História de um caracol que descobriu a importância da lentidão, levando-nos a concluir que «As coisas mais importantes da Vida são lentas».

Os Maias - Adaptado para os mais novos por José Luís Peixoto voltou à rádio na voz do Fábio Palminha, da turma A do 6.º ano, e, de uma forma rápida e acessível, os ouvintes puderam recordar uma das mais importantes obras-primas da literatura portuguesa e ainda foram brindados com os dotes musicais do nosso leitor, que encantou com a sua versão, à capela, de «Vou chamar a música».

A Beatriz Duarte e o Lucas Amaro, do 2.º ano da Escola EB1 N.º 2, estrearam-se (e que bem!) aos microfones da nossa rádio local com uma magnífica obra de José Eduardo Agualusa -  A girafa que comia estrelas, e aproveitaram a sua intervenção para avançar com uma pré-campanha eleitoral a favor deste livro, no âmbito da iniciativa «Miúdos a votos: quais os livros mais fixes?».


A última edição de janeiro foi  preenchida por três alunos do 3.º ano da Escola EB1 N.º 1 (a Joana Dimas, a Mariana Silva e o Martim Manuel) que apresentaram à audiência da Rádio Foia três propostas diferentes, partilhando leituras de excertos das obras As fadas verdes, de Matilde Rosa Araújo, Três contos, de Guerra Junqueiro, e Poemas da mentira e da verdade, de Luísa Ducla Soares.



Sete leitores diferentes, quatro rapazes e três raparigas, sugestões de leitura para todos os ciclos, a provar que a leitura não tem idade nem género.

Sem comentários: