sábado, 19 de janeiro de 2019

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Pablo Picasso, La Lectura, 1934.
Na minha opinião, a leitura é de extrema importância. Ler é, para mim, a arte de descobrir e desmembrar um texto. No fundo, perceber as entrelinhas. Para mim, a leitura junta três grandes paixões: aprender; viajar; explorar.
Para além de podermos viajar através dos livros, assim conhecendo novas culturas, também nos tornamos mais cultos, podendo ainda ampliar o nosso conhecimento linguístico. De facto, segundo um estudo da Universidade da Califórnia, não há atividade que enriqueça mais o vocabulário do que a leitura.
Mais ainda, melhora as capacidades cognitivas, entre outras, como por exemplo, a empatia, a imaginação, a capacidade de compreender, interpretar, relacionar e reter informação. E com efeitos vitalícios!
É certo que existem várias atividades físicas para fortalecer o corpo e promover o bem-estar, mas a melhor atividade para trabalhar e estimular os músculos cerebrais é ler. Existem ainda estudos que dizem que esse estímulo previne, consequentemente, doenças como o Alzheimer. Por outro lado, a leitura também reduz o “stress”, mais do que fazer uma caminhada, ouvir uma música ou beber um chá… 
Deste modo, aconselho a leitura de, no mínimo, um livro por mês para viajarmos sem sair do lugar, para relaxarmos, e ainda para se prevenirem doenças, aumentando a nossa esperança média de vida.
                                                                                                  Joana Rosa, 9.º A

Sem comentários: