quarta-feira, 25 de abril de 2018

DIA MUNDIAL DO LIVRO FOI DIA DE ELEIÇÕES DE «MIÚDOS A VOTOS»

O Dia Mundial do Livro, comemorado a 23 de abril, foi dia de eleições de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» em quase 600 escolas do país inteiro.
No Agrupamento de Escolas de Monchique, houve eleições na Escola Básica Manuel do Nascimento, na Escola EB1 N.º 1, na Escola EB1 N.º 2 e na Escola EB1 de Marmelete.

A afluência às urnas foi muito expressiva e a abstenção ficou nos 2.5% no 2.º ciclo e nos 4,7% no 3.º ciclo.

O processo eleitoral decorreu com o mesmo rigor e civismo de umas eleições políticas e os membros das mesas de voto cumpriram exemplarmente todas as suas funções.








As obras mais votadas pelos alunos do 2.º ciclo foram: Avozinha Gângster, de David Walliams, com 42 votos, Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling, com 11 votos, e A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen, com 7 votos.

No 3.º ciclo, Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling, com 15 votos, História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar, de Luis Sepúlveda, com 13 votos, e Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, com 12 votos, ocuparam as três primeiras posições.

Nas escolas do 1.º ciclo, os resultados da votação revelaram preferências diferentes: O Tubarão na Banheira, de David Machado, foi o livro mais votado na Escola EB1 N.º 1, com 12 votos; O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, ocupou a 1.ª posição na Escola EB1 N.º 2, com 23 votos; na Escola EB1 de Marmelete, verificou-se um empate entre Porque é que os animais não conduzem?, de Pedro Seromenho, e O Tubarão na Banheira.

Sem comentários: