sábado, 25 de fevereiro de 2017

MOTIVAR PARA A LEITURA COM SANDRO WILLIAM JUNQUEIRA

O escritor e ator Sandro William Junqueira voltou à Escola Básica Manuel do Nascimento com um projeto que pretende motivar os alunos de diferentes anos de escolaridade para a leitura de obras que constam das Metas Curriculares de Português.
A Vida Mágica da Sementinha, de Alves Redol, e Contos de Andersen, de Hans Christian Andersen, foram as obras trabalhadas com os alunos do 5.º ano e do 3.º e 4.º anos, respetivamente. 

Intercalando a leitura de excertos com a dramatização, Sandro William Junqueira recorre, ainda, à música para envolver o público e a história vai fluindo de forma natural e cativante. 
As crianças entram na história, contagiadas pela expressividade do leitor/contador, interagem espontaneamente com ele e os livros ganham vida.
Os alunos mais atentos ficam a dominar uma parte significativa da obra e a leitura torna-se mais apetecível. A motivação para o trabalho em sala de aula está feita e os alunos parte em vantagem para a compreensão do texto.



1 comentário:

Eduardo Duarte disse...

Um dos meus escritores preferidos na minha escola preferida!
Tenho a certeza de que os alunos adoraram. É impossível desgostar do que é inequivocamente bom e o Sandro tem tanto de bom para nos dar em tudo o que faz.
Muitos parabéns à biblioteca escolar por mais esta oportunidade literária excepcional concedida aos meninos e meninas de Monchique.