domingo, 12 de fevereiro de 2017

ALUNOS DO 1.º ANO TESTAM "LEITURA EM LINHA"


É tão injusto!, uma obra de Pat Thomson, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para o 1.º ano de escolaridade, é uma história muito divertida sobre um gato que se sente muito injustiçado quando a Dona Floripes o expulsa de casa à vassourada, situação que desencadeia a indignação dos animais da quinta. Todavia, quando o Sr. Zé, o dono da quinta, tenta repor a justiça e se prepara para o deixar voltar para casa, o bichano confessa mais uma das suas travessuras.

E foi esta a obra que a professora e os meninos do 1.º ano da Escola EB1 N.º 2 (S. Roque) selecionaram para a sua primeira experiência na atividade "Leitura em Linha".

Depois de ouvirem a história uma vez mais, os meninos receberam três cartas com as letras A, B e C e posicionaram-se frente a frente para dar início ao jogo "4 em linha".

Pondo à prova as suas capacidades de concentração e de compreensão oral, os alunos iam ouvindo as questões e respondendo, alternadamente, servindo-se das cartas A, B e C, para indicarem a hipótese que consideravam correta.

Por cada resposta certa, iam recebendo uma peça que colocavam estrategicamente no jogo "4 em linha", com o objetivo de conseguir quatro peças seguidas na vertical, na horizontal ou na diagonal. E, como é óbvio, o colega da frente lá ia tentando anular as jogadas do parceiro com as suas peças de cor diferente, tentando, também ele, construir as suas linhas.


No final do jogo, depois de dezoito questões, três meninas tinham atingido o seu objetivo, colocando quatro peças em linha.
Claro que as vencedoras tiveram direito a um prémio especial e todas elas receberam um livro à sua escolha, que prometeram ler com a ajuda dos pais. No entanto, os outros meninos também tiveram direito a prémio, pois a participação e o envolvimento da turma foram surpreendentes e, por isso, todos receberam uma caneta do Projeto aLer+.

Sem comentários: