quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

NINGUÉM DÁ PRENDAS AO PAI NATAL

O projeto “Um Livro por Semana”, que todas as quintas-feiras vai para o ar na Rádio Foia, encerrou o ano de 2016 com uma leitura a oito vozes de uma magnífica história de Natal da escritora Ana Saldanha.
A Ana Laura Marques, o André Revés, o Gil Matos, a Iara Cabangaje, o Leonardo Novais, a Leonor Reis, o Pedro Alves e o Tiago Correia, que frequentam o 4.º ano na Escola EB1 n.º 1, chegaram à Rádio Foia com a lição muito bem estudada e, sem hesitações nem contratempos, fizeram uma surpreendente leitura dialogada do conto “Ninguém dá prendas ao Pai Natal”.
Contrariamente ao que é habitual, a história começa com um Pai Natal triste e desiludido por não receber prendas. Entram, então, em cena várias personagens de diferentes contos populares (o Capuchinho Vermelho, a Gata Borralheira, o João Ratão, a Bruxa da Casinha de Chocolate, a Raposa e o Lobo Mau) que lhe trazem presentes óbvios: uma pequena capa vermelha com capucho, uns sapatinhos de cristal, um caldeirão, chocolates e chupa-chupas, um belo cacho de uvas e um grande saco preto.



Assumindo o papel de cada uma das personagens e sem atropelar as intervenções do narrador, os nossos jovens leitores conduziram-nos a um final feliz, terminando a história com uma inédita ceia de Natal. Satisfeito com as prendas, o Pai Natal diz aos seus convidados:
Que prendas maravilhosas, digo eu. Todas elas. E principalmente, a prenda da vossa companhia, meus amigos.”

1 comentário:

Unknown disse...

Adorei! Este escritor(a) deve ter todo o mérito por este texto ser tão criativo e original, mas tempos também de bater palmas a estes colegas que leram este texto muito bem. Mesmo sendo com bastantes personagens e isso dificultar a leitura e compreensão, estes meninos fizeram-no muito bem!!!