sábado, 17 de dezembro de 2016

"4 EM LINHA": JOGANDO COM A LEITURA

No final do 1.º período, intensificaram-se os eventos de leitura na Biblioteca Escolar, com particular destaque para as atividades “À Roda dos Livros”, que envolveu todas as turmas do 3.º ciclo, e “Leitura em Linha”, que levou os alunos do 5.º ano a testarem as suas competências, na sequência do estudo da obra A Viúva e o Papagaio, de Virginia Woolf.
 A uma leitura cuidada, junta-se uma boa dose de concentração e uma pitada de sorte e estão reunidos os ingredientes para um bom desempenho na atividade “Leitura em Linha”, que se desenvolve com base no jogo “4 em linha”.


O objetivo deste jogo é colocar quatro peças seguidas na horizontal, na vertical ou na diagonal e as peças conquistam-se respondendo acertadamente às questões sobre a obra estudada. No entanto, o colega da frente está lá para dificultar o jogo, pois também ele procura responder acertadamente a todas as questões para conquistar peças e construir a sua linha, anulando, sempre que possível, as jogadas do “adversário”.
De uma forma divertida, os alunos vão avaliando os seus conhecimentos sobre a obra lida e percebendo que as capacidades de atenção e de concentração são essenciais para o sucesso educativo.


Sem comentários: