quarta-feira, 20 de abril de 2016

CONCORRENTES DO "PARES DA LEITURA" APRESENTAM OBRAS NA RÁDIO FOIA

A rubrica semanal de leitura na Rádio Foia recebeu dois concorrentes do Concurso “Pares da Leitura” que apresentaram aos ouvintes as obras lidas para a segunda fase deste concurso.
O Pedro Carrilho, da turma A do 5.º ano, que venceu a edição deste ano, apresentou a obra Ali Babá e os Quarenta Ladrões, numa adaptação para a língua portuguesa de António Pescada, e recordou-nos a conhecida história de um lenhador que se torna um dos homens mais ricos da sua cidade depois de descobrir a fórmula mágica que dava acesso à gruta do fabuloso tesouro dos quarenta bandidos.

Com calma, à-vontade e descontração, o Pedro falou-nos da sua primeira participação no Concurso “Pares da Leitura” e deixou no ar a sensação de que é fácil concorrer e ganhar. Terá ele descoberto alguma fórmula secreta?! O que é certo é que arrecadou, no seu “tesouro da leitura”, trinta moedas de ouro (de chocolate, obviamente), correspondentes às trinta respostas certas da sua equipa.


O livro lido pelos adultos, O velho que lia romances de amor, foi apresentado pela Anabela Martins (mais conhecida como Malu), concorrente habitual do “Pares da Leitura”, que todos os anos se disponibiliza para fazer par com um aluno, ainda que o não conheça, coadjuvando a Biblioteca Escolar na sua tarefa de assegurar a participação de todos os alunos interessados.
Leitora assídua e perspicaz, a Malu fez uma apresentação emotiva desta obra de Luis Sepúlveda, aludindo ao respeito da personagem principal pela floresta amazónica e ao seu fascínio pela leitura de romances de amor.
Falando com desenvoltura sobre o livro, a Malu complementou as suas opiniões com uma leitura fluente e expressiva de dois excertos criteriosamente selecionados, espicaçando a apetência pela leitura da obra e apelando ao envolvimento das famílias nas diversas atividades de leitura promovidas pelas escolas.



Sem comentários: