quarta-feira, 23 de março de 2016

ELOS DE LEITURA - SEMANA DA LEITURA 2016



O Agrupamento de Escolas de Monchique aderiu ao convite lançado pelo Plano Nacional de Leitura e, em parceria com o Município de Monchique, a Junta de Freguesia de Monchique e a Biblioteca Municipal, desenvolveu, entre os dias 14 e 18 de março, um conjunto de atividades de leitura, que, a par da promoção do prazer de ler, incidiram no reforço de “ELOS DE LEITURA” com a comunidade.

No dia 15 de março, a escritora Cidália Bicho esteve à conversa com todos os alunos dos 1.º e 2.º ciclos para apresentar o seu primeiro livro, As Três Fortunas do Lobo Lobão e Outros Contos Tradicionais, e deixou os alunos rendidos às histórias que contou e aos animais que construiu a partir de simples quadrados de papel, recorrendo à técnica do origami.


O dia 16 de março marcou o regresso do escritor monchiquense Eduardo Duarte à Biblioteca Escolar para uma interessante e animada conversa com os alunos da turma A do 6.º ano sobre livros, leitura e escrita. A poesia acabou por dominar grande parte da sessão e a turma foi surpreendida com um poema construído especificamente para este encontro -“A Poesia do 6.ºA”, onde cada um dos alunos é individual e carinhosamente referido. Os meninos agradeceram e retribuíram com a leitura/declamação de poemas da sua preferência, um dos quais, “Graffiti”, da autoria de Eduardo Duarte.



A poesia esteve sempre em evidência ao longo desta semana. Na escola, os alunos pesquisaram, leram, selecionaram e transcreveram poemas, que foram distribuídos pelas ruas da vila no dia 18 de março, antecipando as comemorações do Dia Mundial da Poesia.



 Na Rádio Foia, o programa “Um Livro por Semana” deu lugar a vários livros de poemas e as vozes ritmadas de oito alunos do 6.º ano levaram a poesia muito além do espaço escolar.


O concurso “Adivinha quem está a ler!”, que convida a comunidade a identificar um leitor mistério, regressou à Escola Básica Manuel do Nascimento e voltou a dar prémios na Escola EB1 n.º 2.


A novidade deste ano foi o Workshop para construção de marcadores de livros, dinamizado pela professora Eugénia Moura, com resultados que primaram pela criatividade dos participantes e pela sua destreza manual.


No último dia da semana, os “Contos com Reflexão”, sessões interativas e dinâmicas de promoção da leitura, levaram os alunos dos 5.º, 7.º, 8.º e 9.º anos a refletir sobre valores e atitudes, a partir das obras A Fada Oriana, História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar, A Saga e Os Lusíadas. Fazendo uma abordagem inovadora e intimista destas obras, o psicólogo Alfredo Leite envolveu emocionalmente os alunos dos diferentes grupos, estimulando o pensamento critico e espicaçando a apetência pela leitura.


E a Semana da Leitura terminou com a final da 8.ª edição do Concurso “Pares da Leitura”. Numa prova muito bem disputada, com os dez pares finalistas a darem provas de um bom investimento na leitura das obras a concurso, foi necessário recorrer a várias questões de desempate para se apurarem as classificações finais.
O par vencedor (formado pelo Pedro Carrilho, da turma A do 5.º ano, e pela sua irmã mais velha, Zélia Carrilho) esteve imbatível, respondendo acertadamente a todas as questões.




Sem comentários: