quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

SEIS ALUNOS EMBARCARAM NO «EXPRESSO DA TARDE» E DERAM VOZ ÀS LEITURAS DE JANEIRO

Foram seis os alunos que, no mês de janeiro, embarcaram no Expresso da Tarde para dar voz à rubrica «Um livro por Semana».
Na primeira edição de 2015, quatro alunos da turma B do 6.º ano (o Francisco Duarte, o Marcelo Maio, o Samuel Silva e a Teresa Penteado) chegaram à Rádio Foia com a obra Os meus amigos, de António Torrado, e apresentaram-nos a interessante história do Gato Teodósio, personagem principal do conto "A prima Elisa".
Os nossos leitores de serviço adiaram, propositadamente, a leitura do final da história, tal como o autor a quis escrever, e foram-nos surpreendendo com finais alternativos imaginados pela Teresa e pelo Marcelo. Apesar de muito diferentes, todas as leituras tiveram em comum um desenlace feliz.
 
 
 
 
 
 No dia 12, a Leonor Baltazar, da turma A do 5.º ano, optou pela obra Século XIV - Em Aljubarrota não há derrota!, da coleção 10 Séculos, 10 Histórias, e, com uma leitura fluente e expressiva, deu-nos uma interessante lição de História de Portugal. Foi tempo de relembrarmos o inteligente e heroico desempenho dos Portugueses na Batalha de Aljubarrota frente ao poderoso exército castelhano e de recordarmos figuras como D. João, Mestre de Avis, e D. Nuno Álvares Pereira, o Condestável.
 
 
A encerrar o mês de janeiro, a Mariana Santos, que frequenta o 4.º ano na Escola EB 1 n.º 2, apresentou-nos a magnífica obra de Guido Visconti, O espantalho enamorado.
Descontraída, desinibida e animada, a Mariana presenteou-nos com uma excecional leitura da história de amor do espantalho Gustavo, que contava com a ajuda dos seus amigos pássaros, que supostamente deveria espantar, para levaram mensagens de amor a Amélia, a menina-espantalho que vivia no topo da colina.
Com nove anos apenas, a Mariana mostrou-se completamente familiarizada com os microfones e com o ambiente em estúdio e deu ao texto de Visconti uma graciosidade suplementar.
 
 
 

Sem comentários: