sábado, 28 de fevereiro de 2015

DESCOBRINDO A MITOLOGIA GRECO-ROMANA


O estudo da obra Ulisses, de Maria Alberta Menéres, conduziu os alunos da turma B do 6.º ano a um interessante trabalho de pesquisa sobre diferentes deuses da mitologia grega. Dada a curiosidade que este tema habitualmente suscita, partilham-se, a seguir, alguns dos pequenos textos produzidos pelos alunos.

APOLO
Apolo era conhecido como deus da luz e do sol. Era filho de Zeus e de Lato e tinha uma irmã gémea chamada Ártemis. Foi um dos principais seres mitológicos da mitologia greco-romana.
 (Carolina Silva e Joana Lopes)

DEMÉTER
Deméter é a deusa da agricultura na mitologia grega. O seu nome romano é Ceres. Esta deusa nutria a terra. Era também a protetora do casamento, a deusa da gestão e das leis sagradas. Uma das doze divindades do Olimpo, Deméter era filha de Cronos.
(Rui Fernandes e Samuel Silva)

DIONÍSIO
Dionísio era o deus do vinho, pois possuía os segredos do plantio e da colheita da uva e da produção do vinho. Associado também às festas e atividades relacionadas ao prazer material, Dionísio era filho de Zeus (o deus dos deuses). Os romanos chamavam-lhe Baco.
(António Guerreiro, Francisco Duarte e Marcelo Maio)

HERA
Hera é uma deusa grega (Juno na mitologia romana). É a deusa do casamento, da maternidade e das mulheres. Era também esposa e irmã de Zeus, mas muito ciumenta e agressiva com as relações do marido. Perseguia as amantes do marido e os seus filhos e tudo fez para tentar matar Hércules.
(Alice Marreiros e Carolina Jesus)

HERMES
Na mitologia grega, Hermes, associado ao deus romano Mercúrio, era filho de Zeus e de Maia. É o deus mensageiro, encarregue de levar as mensagens de Zeus, conhecido como Júpiter na mitologia romana.
 (Alice Jesus e Teresa Penteado)
 

Sem comentários: