domingo, 16 de fevereiro de 2014

TARDES DE SONHO NA RÁDIO FOIA




Quando o carro parou à porta da Escola EB1 nº 2 (S. Roque) para ir buscar a Beatriz Francisco, que frequenta o 2º ano, não podíamos imaginar que estávamos prestes a concretizar um sonho da nossa pequenina leitora, que nos disse, mal entrou no carro: "Hoje é um dia de sonho para mim. Há muito tempo que eu dizia à minha avó que gostava de ir à Rádio Foia ler um livro"! 
Muito comunicativa, alegre e bem-disposta, a Beatriz transformou mesmo a tarde do dia 6 de fevereiro numa tarde de sonho na nossa rádio local.
Casamento de Sonho, de Janey Louise Jones, obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, foi o livro escolhido pela Beatriz para partilhar com os ouvintes, que foram convidados a viver as peripécias que antecederam o casamento da Dedal: as suas duas melhores amigas, a Mel e a Poppy, ficaram deslumbradas com o seu vestido de noiva, a Poppy não resistiu à tentação, quis experimentá-lo e quase arruinou o casamento.
Com apenas oito anos, a Beatriz não se deixou intimidar pela complexidade do equipamento radiofónico, interagiu de forma espontânea e descontraía com a jornalista Idalete Marques e provou-nos que se pode descobrir muito cedo o prazer de ler.
À saída do estúdio, a Beatriz mostrou-se encantada com a experiência e entusiasmada com a hipótese de a poder repetir.

No dia 13 de fevereiro, outra pequena leitora, a Leonor Baltazar, do 4º ano da Escola EB1 nº 1 (S. Pedro) conseguia, finalmente, fazer a sua estreia na Rádio Foia. E que estreia! Livro com Cheiro a Morango, de Alice Vieira, revelou-se uma verdadeira tentação na extraordinária leitura da Leonor. Vozes grossas, vozes finas, com cuidadas transições para a intervenção do narrador, dicção corretíssima, ritmo, entoação, expressividade, tudo isto surgiu, surpreendentemente, na leitura das histórias " A senhora duquesa quer leite" e "Guerra e paz". Pouco dada à conversa, mas muito entusiasmada com a leitura, a Leonor foi convidada pela jornalista Idalete Marques para ler outros excertos do seu livro. Sem hesitar, escolheu, ali mesmo, duas histórias que dedicou ao pai e ao avô.
De regresso à escola, a Leonor foi efusivamente recebida pela professora e pelos colegas, que, na sala de aula, seguiram atentamente a sua prestação na rubrica "Um Livro por Semana".



 

Sem comentários: