domingo, 3 de novembro de 2013

HÁ CRONISTA!

HÁ CRONISTA!, AH,CRONISTA! ou À CRONISTA!

Todas estas expressões poderiam ser títulos para encabeçar a transcrição de um texto produzido pelo Manuel Alves, da turma B do 9º ano, na sequência do estudo do texto jornalístico, mais concretamente da Crónica, nas aulas de Português. Perante a minha indecisão, deixo ao critério do nosso leitor a escolha do título mais sugestivo, depois da leitura do referido texto.
  
PORQUE É QUE PORTUGAL É SEMPRE FAVORITO E ACABA CONSTANTEMENTE NAS LONAS?
 
Quem se considera um ávido adepto de futebol e, ao mesmo tempo, gosta do seu país, Portugal, tal como eu, provavelmente já se terá perguntado porque é que a seleção nacional não ganha aos teoricamente mais fracos, porque é que o Ronaldo não rende, ou porque é que o Nelson Oliveira não passa a bola para o lado e como é que é possível, num momento daqueles, o Rui Patrício dar uma “cagadinha” monumental que iria custar a vitória merecida de Portugal.
  
Será que o Rui Patrício tinha as chuteiras trocadas?
Será que o Nelson é cego do olho esquerdo?
Será que a Irina não “trabalha” bem nas noites antes dos jogos da seleção?
  
Não sei, aliás ninguém sabe, como e porque é que Portugal só joga minimamente bem nas grandes competições, não fazendo, no entanto, por merecer lá estar.
 
Talvez os jogadores pensem que a qualificação é “favas contadas” e não se esforcem por ganhar ou até pode ser o contrário, talvez os jogadores não tenham confiança em si ou na equipa.
 
 O nosso selecionador, o senhor Paulo Bento, nas conferências de imprensa, leva-nos a crer, por momentos, que a equipa irá vencer, mostrando um futebol de qualidade. Porém, no final do jogo, o que acontece é quase o contrário, não ganhamos e parecemos uma seleção ao nível de San Marino.
  
E por falar na Irina, aquilo de que a nossa seleção estava a precisar era de um grande “push-up”.
                                                                     Manuel Alves – 9ºB
 

2 comentários:

av disse...

Com piada e bem escrito.
Aprovadíssimo:)

Carlos Humberto Almeida disse...

Grande Manel! :)

A seleção precisa de um belo "push up", sim. Já a Irina... :p (hehehe)

Um abraço,

CA