quinta-feira, 30 de maio de 2013

"UM LIVRO POR SEMANA" AO MAIS ALTO NÍVEL

As últimas edições de "Um Livro por Semana" foram dinamizadas por alunos do 3º ciclo que representaram o Agrupamento de Escolas de Monchique em fases regionais de concursos de leitura.
No dia 16, o Diogo Alves, vencedor da 1ª Edição de "Momentos de Leitura", que decorreu no dia 20 de abril, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, repetiu, aos microfones da Rádio Fóia, a leitura de um excerto da obra O anjo azul, de António Mota, que lhe deu a vitória neste concurso de leitura expressiva que reuniu os melhores leitores de todas as escolas dos concelhos de Monchique e Portimão.
Admitindo o seu nervosismo nesta competição e reconhecendo, também, o mérito dos outros concorrentes, o Diogo fez questão de agradecer a todos os que o apoiaram, com particular destaque para a mãe, que lhe transmitiu a força e confiança imprescindíveis nestas ocasiões.


Na passada quinta-feira, a jornalista Idalete Marques recebeu a Margarida Chalupa, a Teresa Ginjeira e o Manuel Alves, os três alunos que participaram na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, que teve lugar na Biblioteca Municipal de S. Brás de Alportel, no dia 13 de março.
Fazendo-se acompanhar das obras indicadas para esta 2ª fase (A bicicleta que tinha bigodes, de Ondjaki, e A Sara mudou de visual, de Maria Teresa Maia Gonzalez), os alunos explicitaram as regras deste concurso e presentearam os ouvintes com a leitura de excertos das duas obras.
As vantagens da leitura e o seu inquestionável contributo para a aquisição de conhecimentos e para o desenvolvimento de competências e capacidades foram temas abordados por todos estes alunos, que admitiram os seus reflexos no sucesso escolar.




Sem comentários: