sábado, 16 de fevereiro de 2013

O QUE É QUE O GALO DA VELHA LUCIANA TEM A VER COM UMA AVENTURA NO ALGARVE?

 O galo da velha Luciana e Uma aventura no Algarve foram as obras  apresentadas nas duas últimas edições de "Um Livro por Semana". Duas obras diferentes apresentadas por alunos de anos e de ciclos diferentes.
No passado dia 7 do corrente mês, o Leonardo Silva, que frequenta o 3º ano na Escola EB 1 nº 2,  chegou às instalações da Rádio Fóia com uma bela história de António Mota e contou aos ouvintes da nossa rádio local as vivências de um frango feio, careca e mudo, hostilizado por todos, incluindo a própria dona, que acaba por se tornar num herói e num garboso galo.
O Leonardo  presenteou a audiência com a leitura correta e expressiva de vários excertos desta obra e explicou  todos os pormenores da história com entusiasmo e pertinência.
No final, não faltaram os beijinhos para a família, para os colegas (com particular destaque para a Anita) e para o professor, que o Leonardo considera "o melhor professor do mundo".


No dia 14, a Joana Lopes, seguindo o exemplo dos seus colegas de turma (5º B), optou por mais um título da coleção "Uma Aventura" e lançou-se numa leitura fluente, expressiva e desenvolta das primeiras páginas do 12º volume,  conferindo entoação e vivacidade aos diálogos e aos diferentes tipos de frase.
Foi o suficiente para percebermos que os cinco jovens protagonistas desta coleção "estavam de malas aviadas" para o Algarve.
No entanto, e contrariamente ao que seria expectável numa estadia à beira-mar, estas não foram umas férias muito pacatas, a julgar pelas peripécias que a Joana nos relatou.
Questionada sobre o seu interesse por esta coleção, a nossa jovem leitora revelou gostar muito de aventuras e admitiu ser aventureira. No futuro, a Joana gostaria de ser hospedeira de bordo, pois adora andar de avião, ou engenheira informática, como o pai. Qual destas profissões exigirá maior espírito aventureiro? O que é um facto é que o seu gosto pela leitura a poderá ajudar a desenvolver competências que lhe facilitarão a concretização das suas ambições.



1 comentário:

cristina lourenço disse...

Leste muito bem na rádio foia