domingo, 26 de fevereiro de 2012

"UM LIVRO POR SEMANA" SOMA REPETÊNCIAS NA RÁDIO FÓIA

A primeira ida à Rádio Fóia para participar na rubrica "Um Livro por Semana" é, normalmente, caracterizada por duas fases muito distintas: um primeiro momento de grande nervosismo, de apreensão e receio, antes da intervenção, e um período de descompressão, contentamento e até de orgulho, depois da apresentação do livro escolhido. Nesta última fase, os alunos disponibilizam-se, quase sempre, para voltar a repetir a experiência.
E foi isso que aconteceu nas duas últimas semanas. A Leonor Duarte, que frequenta a turma A do 9º ano, e a Margarida Chalupa, que faz parte da turma A do 7º ano, estiveram na Rádio Fóia pela segunda vez para participarem na nossa rubrica semanal, no âmbito do projeto aLer+.
Desta vez, a Margarida optou por um livro de poesia de José Fanha, Poesia com animais, que adquiriu aquando da visita deste escritor ao Agrupamento de Escolas de Monchique e no qual ostenta, orgulhosamente, o autógrafo do autor.
Esta aluna revelou à audiência o seu interesse pela leitura e o seu talento para a escrita de poesia e, depois de ler o poema "Gaivota" de José Fanha, brindou-nos com três composições estróficas da sua autoria.
A Leonor optou por um livro fantástico: O rapaz de pijama às riscas, de John Boyne, obra que conta ainda reler mais atentamente para se preparar para a 2ª fase do Concurso "Pares da Leitura", onde faz equipa com a sua irmã mais nova, Madalena Duarte, que frequenta o 6º ano de escolaridade.
Recorrendo a conteúdos que tem estado a trabalhar na disciplina de História relacionados com a Segunda Guerra Mundial, a Leonor fez uma interessante apresentação desta obra, pondo em destaque a grande amizade entre duas crianças separadas pela vedação de um campo de concentração.
Convém salientar que estas duas alunas participam com regularidade em diferentes atividades de escrita e de promoção da leitura promovidas pela Biblioteca Escolar em parceria com os seus professores e que o seu desempenho é quase sempre surpreendente.

Sem comentários: