sexta-feira, 19 de março de 2010

TODAS AS SEMANAS, UM LIVRO POR SEMANA

A rubrica semanal "UM LIVRO POR SEMANA" continua a marcar presença no programa EXPRESSO DA TARDE, conduzido pela jornalista Idalete Marques.
Alunos de diferentes ciclos de escolaridade apresentam aos ouvintes da Rádio Fóia as suas preferências literárias e dão-nos interessantes testemunhos de hábitos de leitura.
A Teresa Martins, da turma C do 5º ano, apresentou-nos a divertida história de um panda que nunca tinha levado um açoite. O título do livro, Dá-me um açoite, era, por si só, bastante intrigante. No final, percebíamos que o pequeno panda, depois de experimentar esta sensação, nunca mais a quis repetir.
Na semana passada, a Joana Gingeira (aluna vencedora da 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura) apresentou-nos duas obras de destaque. Indecisa entre O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway, e O Romance de Rita R, de Ana Saldanha, a Joana acabou por falar das duas obras. E fê-lo com profundidade, rigor e muita, muita emoção!
"...o leitor ideal é aquele que lê lentamente, apreciando todas as figuras de estilo e as descrições pormenorizadas dos espaços e dos ambientes." (in O Romance de Rita R; p. 68.)
Esta foi uma das frases que a Joana leu e com a qual muito se identifica, segundo nos disse.
Já esta semana, a Leonor Duarte, da turma C do 7º ano, apresentou-nos a obra Cortei as Tranças, de António Mota, proporcionando um invulgar momento de reflexão sobre o prazer da leitura.
Com uma impressionante capacidade de expressão e uma segurança invejável, a Leonor parecia fazer parte do mundo da rádio.

Sem comentários: