A abrir a semana, o BIBLIOTROCAS apresentou-se num novo espaço e com um fundo documental renovado e ampliado, graças às significativas ofertas de muitos padrinhos e madrinhas. Esta é uma iniciativa que está aberta a toda a comunidade, sob o lema "Leve um, deixe outro!" É só seleccionar a obra, preencher o documento e proceder à troca.No dia dois, a Paula Coelho e a Cristina Viana trouxeram-nos Contos Ilustrados. Conjugando a narração com a ilustração, esta dupla envolveu os alunos do 1º e 2º ciclos, que ouviram atentamente as várias histórias. Houve momentos de silêncio absoluto... e outros de fortes gargalhadas.
Mais uma vez, os cinco pares finalistas demonstraram que mereciam mesmo estar na final. Foi uma prova renhida, com excelente desempenho por parte de alunos e adultos, que investiram seriamente na leitura das suas obras.
A assistência, que encheu o auditório da Escola EB 2,3 de Monchique, rendeu-se à prestação exemplar dos concorrentes e admirou-lhes o empenho e a dedicação.Os resultados foram muito próximos, havendo apenas três pontos de diferença entre o par classificado em 1º lugar e o par classificado em 5º lugar.
O Senhor Presidente da Câmara acompanhou toda a prova e, no final, entregou os prémios aos concorrentes, coadjuvado pela vereadora Graça Batalim, pelo Presidente da Associação de Pais, pela Arquitecta Cristina e por um aluno do 5º ano.
Par vencedor segurando o simbólico tesouro da leitura
André Rio - 6ºC / Anabela Duarte
As Tertúlias Nocturnas voltaram à Biblioteca Escolar no dia quatro. Em debate, estiveram os contos "Sapo e Lagarto", "Silêncio Esfarpado" e "A Esperança Voltou de Manhã", de Manuel do Nascimento, o escritor monchiquense que os alunos e professores do Curso EFA fazem questão de conhecer e divulgar. É, de facto, um escritor notável, que a literatura portuguesa quase tem ignorado, mas que merecia um lugar de destaque ao lado dos grandes vultos do nosso panorama literário.
As vivências de infância, os retratos de época e as memórias de família ressaltam das páginas de Manuel de Nascimento e as leituras e as conversas tornam-se emotivas, sentidas e significativas.
À tarde, o programa "Expresso da Tarde" recebeu a vencedora do concurso Pares da Leitura, a D. Anabela Duarte, que, na rubrica "Um livro por semana", falou empolgadamente da obra Um crime no expresso do Oriente, dando a conhecer como surgiu o seu interesse pela leitura e revelando o seu entusiasmo pelas actividades em que tem participado. Foi um excelente testemunho de uma encarregada de educação que, ao tentar motivar o seu filho pela leitura, descobriu, ela própria, uma paixão.
1 comentário:
Uma semana recheada de fantásticas actividades que não só promovem os hábitos de leitura como o convívio saudável entre pessoas!!!
Parabéns à organização da Semana da Leitura e a todos os que participaram nela!!!!!!
Solange Guerra
Enviar um comentário