domingo, 7 de março de 2010

SEMANA DA LEITURA

Foi uma semana em grande, a Semana da Leitura, com actividades diversificadas, muita emoção e muitas, muitas leituras...

A abrir a semana, o BIBLIOTROCAS apresentou-se num novo espaço e com um fundo documental renovado e ampliado, graças às significativas ofertas de muitos padrinhos e madrinhas. Esta é uma iniciativa que está aberta a toda a comunidade, sob o lema "Leve um, deixe outro!" É só seleccionar a obra, preencher o documento e proceder à troca.No dia dois, a Paula Coelho e a Cristina Viana trouxeram-nos Contos Ilustrados. Conjugando a narração com a ilustração, esta dupla envolveu os alunos do 1º e 2º ciclos, que ouviram atentamente as várias histórias. Houve momentos de silêncio absoluto... e outros de fortes gargalhadas.








O dia três foi marcado por duas animadas sessões de Leituras Partilhadas. Alunos do 2º ciclo que frequentam a Ludoteca de Monchique trajaram-se a rigor e deslocaram-se às escolas do 1º ciclo para aí partilharem leituras de contos tradicionais, acompanhadas de curtas dramatizações. Para este mesmo dia, estava agendada, desde o 1º Período, a grande final do Concurso Pares da Leitura.
Mais uma vez, os cinco pares finalistas demonstraram que mereciam mesmo estar na final. Foi uma prova renhida, com excelente desempenho por parte de alunos e adultos, que investiram seriamente na leitura das suas obras.
No entanto, a competição não ofuscou o convívio, nem a camaradagem, nem a alegria de participar nesta festa da leitura.
A assistência, que encheu o auditório da Escola EB 2,3 de Monchique, rendeu-se à prestação exemplar dos concorrentes e admirou-lhes o empenho e a dedicação.Os resultados foram muito próximos, havendo apenas três pontos de diferença entre o par classificado em 1º lugar e o par classificado em 5º lugar.
O Senhor Presidente da Câmara acompanhou toda a prova e, no final, entregou os prémios aos concorrentes, coadjuvado pela vereadora Graça Batalim, pelo Presidente da Associação de Pais, pela Arquitecta Cristina e por um aluno do 5º ano.

Par vencedor segurando o simbólico tesouro da leitura
André Rio - 6ºC / Anabela Duarte

As Tertúlias Nocturnas voltaram à Biblioteca Escolar no dia quatro. Em debate, estiveram os contos "Sapo e Lagarto", "Silêncio Esfarpado" e "A Esperança Voltou de Manhã", de Manuel do Nascimento, o escritor monchiquense que os alunos e professores do Curso EFA fazem questão de conhecer e divulgar. É, de facto, um escritor notável, que a literatura portuguesa quase tem ignorado, mas que merecia um lugar de destaque ao lado dos grandes vultos do nosso panorama literário.

As vivências de infância, os retratos de época e as memórias de família ressaltam das páginas de Manuel de Nascimento e as leituras e as conversas tornam-se emotivas, sentidas e significativas.

À tarde, o programa "Expresso da Tarde" recebeu a vencedora do concurso Pares da Leitura, a D. Anabela Duarte, que, na rubrica "Um livro por semana", falou empolgadamente da obra Um crime no expresso do Oriente, dando a conhecer como surgiu o seu interesse pela leitura e revelando o seu entusiasmo pelas actividades em que tem participado. Foi um excelente testemunho de uma encarregada de educação que, ao tentar motivar o seu filho pela leitura, descobriu, ela própria, uma paixão.

Na sexta-feira, dia cinco, foi inaugurada, no Espaço Jovem, uma exposição de cartazes produzidos pelos alunos da Escola EB 2,3 de Monchique subordinados ao tema "Livros que lemos, gostámos e queremos partilhar".

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma semana recheada de fantásticas actividades que não só promovem os hábitos de leitura como o convívio saudável entre pessoas!!!
Parabéns à organização da Semana da Leitura e a todos os que participaram nela!!!!!!

Solange Guerra