sexta-feira, 30 de outubro de 2015

ALUNOS DO 7.º ANO VISITAM CASTELO DE ALCOUTIM

No âmbito do estudo do conto "O Castelo de Faria", de Alexandre Herculano, os alunos das duas turmas do 7.º ano realizaram, no passado dia 27 de outubro, uma deslocação a Alcoutim para visitarem o castelo desta vila. Pretendia-se com esta visita promover uma melhor compreensão do conto, facultando aos alunos o contacto direto com espaços e artefactos da época medial, numa estratégia de articulação com a disciplina de História.
 
 
 Desdobrável da Visita
 
Um dia radioso e um espaço agradável e muito bem cuidado, com vista panorâmica para a vila, para o rio e para a povoação espanhola de Sanlúcar de Guadiana, foram os ingredientes perfeitos para esta viagem ao nordeste algarvio, a que se acrescentou uma interessante visita guiada ao núcleo museológico do castelo, conduzida pela arqueóloga do município.
  
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

VAMOS FALAR DE BULLYING

A Biblioteca Escolar convida os pais, encarregados de educação e comunidade em geral a participar num seminário sobre Bullying e Violência Escolar, dinamizado pela professora Sónia Rodrigues, que terá lugar no dia 29 de outubro, pelas 16h30, na Escola Básica Manuel do Nascimento.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

CONCURSO DE ACRÓSTICOS

No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, desafiamos os nossos alunos de todos os anos de escolaridade a produzirem, individualmente ou em grupo, um acróstico sobre a Biblioteca Escolar.
 
O que se pretende exatamente com este desafio é que os alunos ponham à prova a sua criatividade e a sua capacidade poética e criem um poema cujos versos começam com as letras que constituem a expressão "BIBLIOTECA ESCOLAR".

Este desafio é alargado a todos os leitores do nosso blogue, cuja colaboração muito nos honraria.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

"O PRINCIPEZINHO" DE CLARA DE SOUSA VICENTE


 
A obra O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, é a fonte inspiradora de uma exposição da artista plástica Clara de Sousa Vicente, que estará patente ao público na Galeria Municipal de Arte de Barcelos, de 26 de setembro a 22 de novembro.

Partindo desta história intemporal, Clara de Sousa Vicente vai ao âmago da sua infância e recria um conjunto de pequenas histórias e de personagens que interagem com as personagens de Exupéry.

Recorrendo a materiais pouco habituais na cerâmica, como o crochet, os botões, a tela ou a madeira, a artista plástica dá uma significação de modernidade à sua arte e, tal como Exupéry, leva-nos a refletir sobre as coisas aparentemente simples.

 “Duas ou três lagartas terei eu de suportar se quiser saber como são as borboletas.”

 “Também se está sozinho ao pé dos homens.”

 “É simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.”

 “Quando nos deixamos prender a alguém, arriscamo-nos a chorar de vez em quando…”

 

PROMOÇÃO DA LEITURA NO ARRANQUE DO ANO LETIVO


O projeto “Ler+ para Vencer”, que consiste na oferta de um livro a todas as crianças que ingressam no 1.º e no 5.º ano de escolaridade, continua a marcar o início do ano letivo no Agrupamento de Escolas de Monchique, graças a uma parceria consistente entre a Biblioteca Escolar e a Junta de Freguesia de Monchique, que se assume como “uma Freguesia aLer+” e que garante o financiamento integral da atividade. 

No corrente ano, as obras adquiridas para o 1.º ciclo fazem parte de uma coleção de livros infantis editada pela Associação para a Promoção Cultural da Criança, que inclui textos e ilustrações de reputados autores e que tem por objetivo “estimular o gosto pela leitura transmitindo, em simultâneo, princípios/valores como sejam os da solidariedade, igualdade, defesa do ambiente, justiça e participação”.

O Cão e o Gato (texto de António Torrado e ilustração de André Letria), O Voo do Golfinho (texto de Ondjaki e ilustração de Danuta Wojciechowska), Pirilampos e Estrelas (texto de António Torrado e ilustração de Yara Kono) e Parece um Pássaro (texto de David Machado e ilustração de Gonçalo Viana) são os títulos que chegaram às mãos dos meninos do 1.º ano, mas as bibliotecas das escolas foram presenteadas com todos os exemplares da coleção.
 
 
A Viúva e o Papagaio, de Virginia Woolf, voltou a ser o livro oferecido aos alunos do 5.º ano, por ser uma das obras de leitura obrigatória, de acordo com as Metas Curriculares de Português.
 
 
Este projeto, que dá continuidade a uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, pretende promover o prazer de ler na entrada de um novo ciclo de escolaridade, garantindo igualdade de oportunidades no acesso ao livro e à leitura.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

ANO LETIVO COMEÇA COM RECEÇÃO A ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Monchique deram  hoje início ao ano letivo com a receção aos alunos de todos os anos de escolaridade.
Ainda pouco familiarizados com a dinâmica da nova escola, os alunos do 5.º ano mereceram uma atenção especial neste primeiro dia de aulas, que começou com as boas-vindas da diretora e da subdiretora do agrupamento, numa sessão informal e descontraída, que contou com a presença da maioria dos encarregados de educação.
Orientados pelo diretor de turma, os alunos dirigiram-se, depois, à sua sala de aula, onde se inteiraram do horário e de algumas normas e procedimentos básicos, e foram, posteriormente, conduzidos numa visita guiada pelos vários espaços e serviços escolares, com passagem garantida pela biblioteca.
Os pais e mães dos novos alunos também estiveram de visita à BE, onde ficaram a par dos recursos, serviços e atividades que estão à disposição dos seus filhos e de toda a comunidade educativa.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

PROVAS FINAIS DE CICLO: MONCHIQUE VOLTA A REGISTAR RESULTADOS ACIMA DA MÉDIA NACIONAL


No corrente ano letivo, e tal como aconteceu a nível nacional, verificou-se, no Agrupamento de Escolas de Monchique, uma subida das classificações médias das provas finais de Português e Matemática dos 4.º, 6.º e 9.º anos, relativamente ao ano passado.
A melhoria dos resultados foi particularmente expressiva no 4.º ano, onde se registaram resultados muito acima da média nacional.
Os 30 alunos que prestaram provas de 4.º ano obtiveram, todos eles, uma classificação positiva (igual ou superior a 50%) na disciplina de Português, o que corresponde a uma taxa de sucesso de 100%. Na disciplina de Matemática, os resultados foram também excelentes, com 90% dos alunos a atingirem classificações iguais ou superiores a 50%.
 Segundo dados revelados pelo Ministério da Educação e Ciência, 86% dos alunos do 4.º ano que realizaram provas a nível nacional obtiveram classificações iguais ou superiores a 50% na disciplina de Português, enquanto na disciplina de Matemática se registaram 70% de classificações positivas.

 No que diz respeito ao 6.º ano, e embora se tenha constatado uma melhoria significativa relativamente ao ano anterior, continuam a observar-se resultados abaixo da média nacional. Ainda assim, num universo de 34 alunos, 62% obtiveram classificações iguais ou superiores a 50% na disciplina de Português, percentagem que desce para 38% na disciplina de Matemática.

Relativamente ao 9.º ano, contata-se que, num total de 24 alunos, 75% obtiveram classificações iguais ou superiores a 50% na disciplina de Português e que 71% atingiram nível positivo na disciplina de Matemática. Os dados nacionais apontam para 77% de classificações iguais ou superior a 50% na disciplina de Português e 50% na disciplina de Matemática.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

PAPEL USADO = ALIMENTOS

 
O projeto "Papel Solidário" continua a mobilizar vários estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Monchique na recolha de papel, procurando corresponder aos apelos feitos pelo Banco Alimentar contra a Fome no âmbito da CAMPANHA PAPEL POR ALIMENTOS.
Ao longo desta semana, foram entregues 1.921,5 Kg de papel no polo de Portimão, resultado de uma recolha levada a cabo pela Escola Básica N.º 2 (S. Roque) e pela Escola Básica Manuel do Nascimento.
O projeto "Papel Solidário" conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Monchique, que participa na recolha de papel e que cede transporte para as deslocações a Portimão.

terça-feira, 30 de junho de 2015

"DESASSOSSEGO DA LIBERDADE" CHEGA À BE

Recentemente publicada pela editora Livros de Ontem, a coletânea Desassossego da Liberdade, que inclui o premiado conto “Acromegalia” do escritor Eduardo Duarte, já faz parte do fundo documental da biblioteca escolar da Escola Básica Manuel do Nascimento e constitui mais um justificado motivo de orgulho para todos os monchiquenses que se rendem ao prazer da leitura.
Oferecido à BE pelo jovem autor, o exemplar número 159 desta obra diferencia-se de qualquer outro pela soberba dedicatória registada na página de rosto, que é dirigida a todos os leitores e que tem o cunho inconfundível de Eduardo Duarte.
 
“Para os leitores da Biblioteca Escolar da Escola Básica Manuel do Nascimento, a minha parte deste “Desassossego da Liberdade” para mostrar que as bibliotecas são lugares de ar puro onde as ideias se arrumam por dentro sem ser necessário dobrar as costas”.

domingo, 28 de junho de 2015

LEITURAS PARA TODOS OS GOSTOS NA RÁDIO FOIA

As duas últimas edições de “Um Livro por Semana” fizeram chegar aos ouvintes da Rádio Foia um conjunto diversificado de boas e interessantes leituras.
O Pedro Carrilho, do 4.º ano da Escola EB 1 nº 2, aplicou-se na leitura de O Beijo da Palavrinha, uma comovente história de Mia Couto cuja personagem principal é Maria Poeirinha, uma menina pobre do interior que conheceu o mar, antes de morrer, graças ao poder mágico das palavras. 
O António Vieira, também do 4.º ano da Escola EB 1 nº 2, optou pela obra O Ciclo do Arroz, de Cristina Quental e Mariana Magalhães, e deu a conhecer as diferentes fases de transformação deste cereal, desde que é semeado até ser embalado. 
 
Em estúdio, o seu irmão gémeo, o Francisco Vieira, seguiu atentamente as excelente leituras dos dois colegas de turma. 

O Pedro Dinis, a Joana Lopes e a Sofia Carapinha, que frequentam a turma B do 7.º ano, quiseram partilhar com a audiência dois dos contos tradicionais que analisaram nas aulas de Português, "Parábola dos sete vimes" e "O sal e a água", e, numa leitura dialogada muito bem preparada, levaram-nos a refletir sobre a importância da interajuda e sobre a autenticidade dos sentimentos.

 
 
A rubrica "Um Livro por Semana" vai agora de férias, mas estará de volta no início do próximo ano letivo, prometendo novas e interessantes leituras.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

FINALISTAS DE "MOMENTOS DE LEITURA" PREMIADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL


 
Os cinco alunos monchiquense que participaram na fase final do Concurso “Momentos de Leitura” 2015 (o Diogo Alves, a Andreia Agostinho, a Bárbara Páscoa, a Mariana Santos e o Leonardo Silva) foram premiados pela Câmara Municipal de Monchique, em sessão ordinária deste órgão do passado dia 17 de junho, pela excelente prestação nesta prova, que avalia o desempenho na leitura em voz alta.

Visivelmente orgulhos por esta distinção, os jovens ouviram, da parte do Presidente da Câmara, palavras de reconhecimento e de motivação para novas leituras.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

LEITURA EM DESTAQUE NA ESCOLA DE MARMELETE

A atividade “Caça à Leitura” é sempre bem recebida na Escola EB1 de Marmelete, onde vamos encontrar alunos entusiasmadíssimos para falar das suas leituras e dos seus livros preferidos.
 
Na última visita, o Rodrigo Francisco, o José Andone e a Leonor Fernandes apresentaram as obras Histórias com Animais da Selva, Diabos, Diabritos e Outros Mafarricos e Shrek o Terceiro, conquistando a atenção dos colegas, que acompanharam as três intervenções com interesse, curiosidade e boa disposição.
As prestações destes três meninos surpreenderam os professores presentes pela facilidade com que falaram das obras selecionadas e pelo rigor e pertinência das informações que transmitiram.
 
 

sexta-feira, 12 de junho de 2015

EM JEITO DE POETA

O estudo de alguns poemas dos mais conhecidos poetas da literatura portuguesa parece ter despertado o gosto pela poesia nas turmas do 7.º ano e ativado a capacidade criativa e a sensibilidade artística de certos alunos que quiseram pôr à prova a sua veia poética.

A Joana Lopes, da turma B do 7.º ano, deixou-se inspirar pelos versos de David Mourão-Ferreira e presenteou-nos com uma bonita versão do poema “E por vezes”.
E por vezes

E por vezes sonhamos
E por vezes nos sonhos gritamos
E por vezes esquecemo-nos de sonhar
E por vezes deixamo-nos de lembrar
E por vezes os sonhos servem para nos marcar a vida.

 O José Pedro Rosa, da turma A do 7.º ano, centrou-se no poema “Ser poeta”, de Florbela Espanca, e criou a interessante composição estrófica que se segue.
Ser jovem

Ser jovem
É ser diferente
É ser o bem
É ser persistente. 

É cair e levantar
É dormir e acordar
É rir e cantar
É pular e saltar.

É gostar e amar
É namorar e acabar
E já agora recomeçar.

terça-feira, 9 de junho de 2015

MINI GLOSSÁRIO DE TERMOS NÁUTICOS

O estudo da obra Os Piratas, de Manuel António Pina, conduziu os alunos da turma B do 6.º ano a um oportuno trabalho de pesquisa sobre o significado de vários termos náuticos que surgem nesta adaptação para teatro.
 
Para quem quiser aprofundar os seus conhecimentos sobre esta área, aqui deixamos o excelente contributo da turma B do 6.º ano.


terça-feira, 26 de maio de 2015

PEDRO SEROMENHO VOLTA A MONCHIQUE

Quatro anos depois de ter visitado as nossas escolas pela primeira vez, o escritor e ilustrador Pedro Seromenho voltou a Monchique para encontros com alunos de todos os ciclos de escolaridade.

 
Contador de histórias excecional, Pedro Seromenho cativa a assistência pela fluência da palavra, pela criatividade das narrativas e pela fabulosa capacidade de ilustrar. Os alunos, pequenos e menos pequenos, deixam-se levar pelas teias da imaginação, entram nas histórias e, a pedido do autor, dão som aos trinta segundos que demora uma ilustração.

Economista de profissão, Pedro Seromenho, que em pequenino dizia à mãe que queria ser “pinteiro”, tal era a sua apetência pela pintura e pelo desenho, abandonou os números aos 30 anos para se dedicar a tempo inteiro à escrita e à ilustração. Com doze obras publicadas, o escritor visita escolas de norte a sul do país, levando a magia do seu trabalho a leitores de todas as idades.
 
 
 
A obra Porque é que os animais não conduzem, publicada em 2011, continua a merecer uma atenção especial da parte do autor, despertando saudáveis gargalhadas na audiência.
As gravatas do meu pai, a sua obra mais recente, narra a história de um menino sonhador que tinha muita pressa de crescer e que pensava poder tornar-se um senhor importante se usasse uma das gravatas do pai. Publicada em outubro de 2014, esta obra destaca-se pela excelência das ilustrações, que, segundo o autor, exigiram longos meses de trabalho.

Cada livro autografado por Pedro Seromenho transforma-se num exemplar único, numa pequena obra de arte personalizada, cuja assinatura é complementada por uma inconfundível ilustração.

domingo, 24 de maio de 2015

À RODA DOS LIVROS COM "OS PIRATAS" DE MANUEL ANTÓNIO PINA

A adaptação para teatro da obra Os Piratas, de Manuel António Pina, esteve na origem de mais uma atividade de leitura, na Biblioteca Escolar, com a turma B do 6.º ano, tendo em vista o aprofundamento do conhecimento da obra e o desenvolvimento da capacidade de expressão oral.
Convidados a produzirem um discurso oral, a partir de uma palavra relacionada com a obra lida, os alunos foram recordando personagens, espaços, ambientes, episódios e pormenores e puseram à prova a sua capacidade de argumentação.
Não sendo uma tarefa fácil, houve, no entanto, um significativo número de alunos que se destacou pela organização espontânea do discurso e pela pertinência da informação.
 
 
 

sábado, 23 de maio de 2015

É TÃO BOM OUVIR LER BEM!

Uma estreia na Rádio Foia, na nossa rubrica semanal de leitura, pode ser uma “guerra de nervos” para alguns dos nossos alunos mais novinhos. Muitas vezes, conseguimos sentir a insegurança e o receio com que transpõem as portas que dão acesso ao estúdio. Lá dentro, o espaço é exíguo e os microfones parecem enormes. Às primeiras perguntas da jornalista, as respostas saem tímidas, sumidas. Adivinha-se um desejo imenso de acabar rapidamente com a conversa e de passar imediatamente à leitura. Depois, percebe-se porquê.
Revelado o título do livro e identificado o autor, os nossos meninos dão voz à leitura. Assumem, então, o controlo da situação. As palavras sobem de tom, o discurso cria vida, espontaneidade, expressividade. No estúdio, os adultos entreolham-se, estupefactos com a segurança e a fluência da leitura de uma criança de sete ou oito anos.
As histórias vão-se compondo, o entusiasmo pela leitura vai crescendo e os nossos alunos mais pequeninos revelam-se exímios leitores.
E foi exatamente isto que aconteceu com a Mariele Venda, o Gil Matos, a Leonor Valério e o Lourenço Rio, que frequentam o 2.º ano na Escola EB1 nº 1 e que preencheram as duas últimas edições de “Um Livro por Semana”.
 

A Mariele Venda e o Gil Matos apresentaram-nos uma excecional obra de David Machado, O Tubarão na Banheira (que põe à prova a capacidade criativa do autor), e deram-nos a conhecer um tubarão diferente, que viaja no porta-bagagens de um táxi, vive numa banheira, come bifes de peru e de frango e vai à escola para aprender a fazer amigos.


 
 





A Leonor Valério e o Lourenço Rio optaram por O Rapaz que Tinha Medo, de Mathilde Stein e Mies Van Hout, e levaram-nos até à Floresta Selvagem e Feroz, onde o rapaz medroso encontrou a solução para ultrapassar todos os seus receios.
 
 
Cumprida a tarefa da leitura, os sorrisos revelam-nos a sensação de dever bem cumprido e a conversa com a jornalista torna-se mais animada e descontraída. Os meninos prometem voltar e nós aceitamos imediatamente. É tão bom ouvir ler bem!
 
 

PEDRO SEROMENHO VOLTA A MONCHIQUE

 
O escritor e ilustrador Pedro Seromenho volta a Monchique, nos dias 25 e 26 de maio, tendo encontros agendados, na Escola Básica Manuel do Nascimento, com alunos de todos os ciclos de escolaridade.
Na Biblioteca Escolar está já a decorrer uma pequena Feira do Livro com obras do autor.
O fundo documental da BE conta também com várias obras de Pedro Seromenho que poderão ser requisitadas para leitura presencial e domiciliária.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

LEITOR MISTÉRIO DIFÍCIL DE IDENTIFICAR!

A atividade "Adivinha quem está a ler!" continua a cativar os alunos da Escola EB1 N.º 2, mas nem sempre é fácil descobrir a identidade dos leitores que se escondem atrás dos livros. E foi exatamente isso que aconteceu na penúltima edição. Mais de metade dos alunos não analisou devidamente a fotografia e confundiu o Filipe com o Caetano.
Já na última edição, a atenção foi redobrada e todos os meninos puseram o seu espírito de detetive à prova. Resultado? Os nossos jovens "investigadores" conseguiram, todos eles, descobrir quem eram os leitores mistério.
E como não podia deixar de ser, houve prémios para os autores das fichas sorteadas.


quinta-feira, 7 de maio de 2015

LAGOS ORGANIZOU FASE DISTRITAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

A Biblioteca Municipal de Lagos organizou, no corrente ano, a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura.
Tal como vem sendo hábito, desde a 1.ª edição, o Agrupamento de Escolas de Monchique esteve representado neste evento com uma equipa simpática e bem-disposta, que deu o seu melhor, respondendo a um questionário sobre as obras O Grito da Gaivota, de Emmanuelle Laborit , e Patagónia Express, de Luis Sepúlveda.
 
 
Apesar de as provas terem corrido bem, nenhuma das nossas meninas passou à 2.ª parte, o que, de certa forma, as deixou aliviadas, para poderem acompanhar, descontraídas, as provas orais dos colegas apurados.
 
Parabéns aos dez finalistas! Parabéns aos vencedores! Boa sorte na final!
 
A Sara Diogo, a Ana Teresa Alves e a Bárbara Páscoa - as nossas simpáticas concorrentes