sexta-feira, 12 de abril de 2024

ENIGMATEMÁTICO: DA PERPLEXIDADE À COMPREENSÃO

Trabalhar competências da disciplina de Matemática a partir da leitura de um texto narrativo (uma história) é uma proposta que, muitas vezes, deixa os novos professores da escola um pouco reticentes. 

Imaginem, então, a perplexidade que se instalou na biblioteca escolar quando foi dito que o que estava escrito no quadro era o resumo de uma história! Os alunos olharam para o seu professor de Matemática (o professor Luís Moreira), incrédulos, desconfiados, questionando-o com o olhar, esperando uma resposta contraditória da sua parte.


Mas as coisas foram-se compondo, a resolução da expressão numérica foi revelando as personagens (o dez, o oito, o quatro, o doze, a subtração, a divisão e a multiplicação) e, depois, quando a história foi lida, os alunos começaram a perceber tudo.

Por fim, até foram capazes de recontar a história «Passei com mais dois», de Gianni Rodari, a partir da expressão numérica!

Seguiram-se atividades em grupo, três desafios propostos pelo módulo «Enigmatemático», do projeto «Newton gostava de ler!», que puseram à prova as capacidades de concentração e de raciocínio dos alunos e o seu sentido de colaboração e interajuda: «o caracol», «as casas da minha rua» e «família de tartarugas».

Há que acrescentar que, nas duas turmas do 5.º ano, TODOS OS GRUPOS conseguiram resolver os desafios com facilidade. 


Sem comentários: