terça-feira, 31 de janeiro de 2023

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE ESCOLAR/MUNICIPAL - 2.º CICLO

 Clica sobre a imagem que se segue e realiza a prova.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

EU, LEITOR(A), SUGIRO «AVOZINHA GÂNGSTER»

 

Vou falar-vos acerca do melhor livro que já li, que se chama Avozinha Gangster, do inglês David Walliams. Este livro relata a relação entre uma avó e o seu neto. Adorei a leitura, ri-me muito e diverti-me muito enquanto li.

É uma história sobre preconceitos e também aceitação, está cheio de piadas engraçadas e de palavras tolas, ao estilo bem-humorado do David Walliams (ele também é ator, um comediante). Imaginem um neto, Ben, que descobre que a sua avó afinal não é nada aborrecida, mas sim uma famosa ladra de joias!
Recomendo o livro a todos os netos, avós e também aos pais, pois na nossa sociedade cada vez mais se esquecem dos mais velhos e isto não deveria acontecer, porque são eles que nos ensinam muita coisa sobre a vida.
Gosto de histórias com valores, histórias que transmitem sentimentos fortes e que me façam pensar e sentir algo, e a leitura deste livro trouxe-me isso, é uma história de amor entre avó e neto que me deixou emocionada, pois amo os meus avós.
De facto, considero que é uma história muito divertida, engraçada e carregada de ensinamentos, que vale muito a pena ler.
Darlene Vicente, 7.º C.

Fonte da imagem: 


quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE ESCOLAR/MUNICIPAL - 1.º CICLO

 Clica sobre a imagem que se segue e realiza a prova.

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

3, 2, 1 ... LANÇAR SONDA NA BIBLIOTECA!

Viajar no espaço através da leitura é uma possibilidade que está ao alcance de todos nós. Basta abrir o livro «Pó de Estrelas», de Jorge Sousa Braga, ou «Corpos Celestes», de José Jorge Letria, e poderemos partir do Cabo Canaveral num vaivém, «… olhar a Terra / pequenina lá do espaço», «Passar uma tangente a Marte», «Dar a Io um abraço» ou «…trazer de Saturno / um anel…» para o dedo de alguém muito especial. Poderemos, enfim, perceber que o Universo «É a imensidão que ninguém / sabe onde começa e termina / nem sequer o futuro / que em segredo nos destina».

E foi, precisamente, com uma poética viagem pelo espaço, a bordo dos poemas «Vaivém», de Jorge Sousa Braga, e «Universo», de José Jorge Letria, que os alunos das três turmas do 7.º ano deram início à atividade «3, 2, 1 … lançar sonda na biblioteca!», do Projeto «Newton gostava de ler!», numa estratégia de articulação curricular com a disciplina de Físico-química.
De regresso à Terra, os alunos viram-se confrontados com uma missão extraordinariamente complicada. Subdivididos em grupos, assumiram o papel de engenheiros aeroespaciais e tiveram de projetar e construir um sistema de aterragem capaz de proteger uma frágil sonda espacial (um OVO cru) ao embater no solo, depois de ser lançada de uma altura de dois metros.
Dispondo de um orçamento de 50 milhões de euros, cada grupo podia investir na aquisição de materiais sofisticadíssimos: bolas de algodão, bocadinhos de esferovite, luvas, balões, paus de espetada, folhas de papel, tiras de cartolina, sacos de lixo, cordel, etc.
Gastaram-se milhões e milhões de euros, mas nem tudo correu bem: das onze sondas lançadas, só duas ficaram intactas ao embater no solo. Ainda foi possível salvar três das restantes, por apresentarem leves fissuras na «fuselagem». As outras desintegraram-se totalmente e não foi viável qualquer aproveitamento.
Valeu a experiência e a aprendizagem. Estamos certos de que as próximas missões terão desfechos mais favoráveis.





segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

LEITURAS E TEATRO 2023: «ODISSEIAS EM LISBOA»

Fotografia de: Professora Débora Boto

O estudo da obra «Ulisses», de Maria Alberta Menéres, esteve na origem de uma visita de estudo dos alunos do 6.º ano a Lisboa, no passado dia 19 de janeiro, acompanhados pelas professoras Débora Boto, Sónia Petreques e Carla Travessa, para assistência à representação teatral de uma adaptação desta obra pela Companhia de Teatro Cultural Kids.
Associando a representação presencial a uma projeção com recurso às tecnologias digitais, esta companhia de teatro transpõe para outra dimensão o que se passa no Olimpo, de onde os deuses vão controlando o percurso do herói, Ulisses, como se de um jogo de computador se tratasse. Os episódios da «Odisseia» surgem assim como etapas ou níveis desse jogo, cabendo a Ulisses contornar os obstáculos que o afastam do seu grande objetivo: reencontrar a mulher Penélope e o filho Telémaco.
Esta estratégia confere à representação teatral uma atratividade suplementar, que cativa o interesse dos alunos e os leva a perceber ainda melhor as dificuldades com que Ulisses se debateu no seu regresso a Ítaca.
Rentabilizando a deslocação à capital, os alunos usufruíram, também, de uma fascinante visita guiada ao Oceanário de Lisboa, que lhes permitiu aprender mais sobre o oceano, os animais marinhos e como poderão fazer a diferença por um planeta mais sustentável.
Esta atividade, que resultou de uma parceria entre a biblioteca escolar, a biblioteca municipal e os departamentos curriculares de Línguas e Matemática e Ciências Experimentais, contou com o total apoio financeiro do Município de Monchique, que cedeu o transporte e assegurou o pagamento das entradas no teatro e no Oceanário de Lisboa.

domingo, 22 de janeiro de 2023

+ CIÊNCIA ON - QUESTÃO 25

 NOTA PRÉVIA

Sabias que o morcego é o único mamífero voador?


QUESTÃO

Os morcegos podem apresentar diferentes hábitos alimentares, alimentando-se, por exemplo, de frutos, insetos, peixes e até mesmo de sangue.

Como é que o morcego captura as suas presas?

A - O morcego produz luzes luminosas nos olhos, que se refletem nos objetos circundantes e voltam na forma de luz. Ele recebe essa luz e assim se orienta.

B - O morcego emite ondas ultrassónicas pela boca ou narinas, que se refletem nos objetos circundantes e voltam na forma de eco. Ele capta esses sons e assim se orienta (ecolocalização).

C - O morcego liberta odores pela boca ou narinas; estes atingem os objetos circundantes e voltam na forma de cheiros. Ele recebe esses odores e assim se orienta.

D – O morcego, ao encontrar uma fonte de alimento, apresenta uma série complexa de movimentos, designados dança do balanço, para indicar a localização do alimento.

PRESTA ATENÇÃO

Faz uma pesquisa sobre o assunto, de acordo com as indicações que o teu professor te transmitiu.

Responde à questão no formulário que se segue. Clica aqui.

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

CURTAS DE ESCRITA ONLINE 4

O H é uma letra impressionante. No início das palavras nem se ouve, mas altera totalmente uma palavra se no meio dela se intromete, conforme poderás comprovar no poema «Maluquices do H» do escritor brasileiro Pedro Bandeira.



Bandeira, P. /(1994). Mais respeito, eu sou criança. São Paulo: Moderna. Retirado de https://peregrinacultural.wordpress.com/2018/04/13/maluquices-do-h-poesia-de-pedro-bandeira/


DESAFIO
- Escreve uma frase com o máximo de 20 palavras (determinantes artigos definidos e indefinidos não contam). Dez dessas palavras devem começar, obrigatoriamente, pela letra H.

- Usa o espaço comentários para deixares a tua resposta. Presta atenção à construção da frase, à ortografia e ao uso adequado da pontuação.
    Não te esqueças de indicar o teu nome, ano e turma.

- Este desafio está aberto a todos os elementos da comunidade educativa: alunos, professores, funcionários, encarregados de educação, familiares, amigos...

- Serão atribuídos cinco prémios (materiais de leitura/escrita) às cinco melhores frases.

CURTAS DE ESCRITA ONLINE 3: DIVULGAÇÃO DOS PREMIADOS

O júri do «Curtas de Escrita Online 3», constituído pelas professoras Conceição Windle e Irene Dias (da Equipa da Biblioteca Escolar) e Natividade Lemos (Coordenadora do Departamento de Línguas), selecionou como vencedoras as quadras produzidas pelos alunos cujos  nomes a seguir se indicam. 

Não havendo concorrentes do 3.º ciclo, o júri deliberou, ainda, atendendo ao número de participantes e à qualidade das quadras, reverter para o 1.º ciclo os cinco prémios não atribuídos no 3.º ciclo.



AUTORES DAS QUADRAS VENCEDORAS
(por ordem alfabética do primeiro nome)

1.º CICLO

Afonso Rio (e mãe - Francisca) – 2.º ano – Turma B2

Bernardo Matias Marques – 4.º ano – Turma D2 

Dinis Nunes (e mãe - Marta e pai - Nelson) – 2.º ano – Turma B2

Gustavo Sampaio – 2.º ano – Turma B2

José Nunes (e Marisa Lopes – Enc. Educação) – 2.º ano – Turma B2

Joshua Leon Jones (e Duarte Miguel Grais) – 2.º Ano – Turma D2

Marline (e pai - Luís) – 2.º ano – Turma B2

Rosa Nunes (e mãe – Marisa) – 2.º ano – Turma B2 

Santiago Liberal (e Ana Catarina Liberal – Enc. Educação) – 2.º ano – Turma B2

Xavier Agostinho (e Tatiana Cochicho – Enc. Educação) – 2.º ano – Turma B2 

2.º CICLO

Afonso Catarino (e mãe) – 5.º Ano – Turma A 

Anita Martins – 5.º ano – Turma A

Martim Filipe da Silva Duarte (e Andreia Silva – Enc. Educação) – 6.º ano – Turma B

Miguel Alves – 5.º Ano – Turma A

Pedro Nunes – 5.º Ano – Turma A

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

MONCHIQUE: VILA HÁ 250 ANOS

(Fonte das imagens: http://jf-monchique.pt/galeria/

O Concelho de Monchique foi criado  250 anos, por Alvará de D. José I.

Fonte: Gascon, J. (1993). Subsídios para a Monografia de Monchique (2.ª ed). Faro: Algarve em Foco Editora.

Depois de leres a informação anterior com atenção, verifica se sabes. 
Clica sobre a imagem que se segue.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

PROBLEMATIK 22 - FOLHAS DO CALENDÁRIO

 As folhas do calendário do mês de janeiro

 

Na sala de aula do Tiago arrancaram-se todas as folhas do calendário referentes ao mês de janeiro.

O Tiago e a Inês separaram as folhas da seguinte forma:

    - O Tiago pegou nas folhas que só tinham um algarismo;
    - A Inês pegou nas que começavam pelo algarismo 1;
    - Em seguida, o Tiago pegou nas folhas que começavam pelo algarismo 3;
    - Por fim, a Inês pegou nas folhas que começavam pelo algarismo 2.

1. Quem separou maior número de folhas? O Tiago ou a Inês?

2. Indica qual a diferença entre o número de folhas que cada um separou.


Regista as tuas respostas no formulário que se segue. Clica aqui.

sábado, 7 de janeiro de 2023

LÍNGUA APURADA - PALAVRAS HOMÓFONAS

O Natal ficou para trás (ou ficou para traz?) e agora não resta mais do que esperar um longínquo e frio mês de dezembro, para voltar a degustar, no dia 24 à noite (ou noite?), um prato quentinho de bacalhau cosido com todos, desculpem, de bacalhau cozido com todos!

Que confusão!

Pois, é o que acontece com as palavras homófonas: são palavras que significam coisas diferentes e que se escrevem de maneira diferente, mas que têm a mesma fonética, isto é, o mesmo som. Daí a dúvida que às vezes surge quando nos confrontamos com a necessidade de optar entre uma e outra: cosido ou cozido?

Depende. Do contexto. Dia 24 de dezembro à noite o que sabe mesmo bem é comer o bacalhau cozido com todos, pois, se o bacalhau estivesse cosido, o mais provável seria encontrarmos uns quantos fios e agulhas no prato e isso, para uma doce e acolhedora noite de Natal, não seria lá muito agradável…
Trás ou Traz?
À ou Há?

 Queres desafiar-te com 10 pares de palavras homófonas?

Ora, então, carrega aqui.


quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

EU, LEITOR(A), SUGIRO «O CAVALEIRO DA DINAMARCA»

 

         «O Cavaleiro da Dinamarca» foi escrito por Sophia de Mello Breyner Andresen. Retrata a história de um peregrino, que se aventurou e partiu de sua casa com destino à Terra Santa, Belém. Conheceu as mais belas cidades e ouviu encantadoras histórias.

Eu gostei deste livro, em primeiro lugar, porque o Cavaleiro, apesar dos obstáculos e das tentações, foi fiel à promessa para com a sua família. Além disso, podemos verificar que esta viagem de longa distância e duração fê-lo conhecer não só o mundo, como também ele próprio. As peregrinações são difíceis e apenas os verdadeiros crentes conseguem realizá-las, mais importante do que isso, só os verdadeiros crentes conseguem crescer, conhecer-se, aprender e melhorar. A personagem principal destaca-se pela sua fé e pela sua determinação. Alcançou o seu objetivo e fê-lo da melhor forma possível. De facto, podemos comprovar que a mensagem aqui passada revela grandes aprendizagens e experiências, bem como a persistência, como o elemento necessário para atingir os nossos objetivos.
O episódio que mais me marcou foi a história de uma rapariga em Veneza, Vanina. Em resumo, a história fala sobre uma rapariga, considerada a mais bela, que foi presa em casa pelo seu tutor e que depois fugiu com um capitão, Guidobaldo, pelo qual se apaixonou e com quem casou. Pois bem, eu vejo neste acontecimento o amor apresentado de duas formas diferentes. Por um lado, o amor é carinhoso e, por outro, o amor é capaz de fazer o mal e, talvez, ser confundido com o ódio. Conseguimos ver tantas maneiras de amar que nem sempre sabemos qual está verdadeiramente certa. Esta parte do livro, particularmente, revela-me as diferentes manifestações do amor e da confiança, que podem ser construídos com tão pouco.
Do mesmo modo que este Cavaleiro escutava aventuras, ele próprio estava a viver uma. Aprendi com este livro que o autoconhecimento, a amizade e, acima de tudo, a família devem ser as nossas prioridades.
Sofia Duarte, 7.º B.

Fonte da imagem: 

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

MIÚDOS A VOTOS 2022/2023: LIVROS NOMEADOS PARA AS ELEIÇÕES

Já foram divulgadas,  pela VISÃO JÚNIOR, as listas dos livros que irão a votos no dia 7 de março.

No total, foram apresentadas 32 289 candidaturas, sendo propostos  mais de 7 000 títulos diferentes de cerca de 3 000 autores.

Os candidatos às eleições são os 20 livros mais votados em cada ciclo.

Aqui estão eles: