domingo, 26 de julho de 2020

SEGURAS-TE NA NET?

«Seguras-te na Net?» é uma nova rubrica da biblioteca escolar, criada a partir de tiras de banda desenhada disponibilizadas pela SeguraNet (www.seguranet.pt), que visa trabalhar as literacia da informação e dos media, numa estreita ligação com a literacia digital.
A proteção de dados, as mensagens desconhecidas, o plágio e a veracidade do que se encontra na Net foram temas abordados nesta rubrica, propondo-se aos alunos a concretização de atividades diversificadas.

Numa das edições, depois de ter sido apresentada uma breve informação sobre «Plágio», os alunos foram convidados a completar uma tira de banda desenhada, recriando o conteúdo de três balões de fala propositadamente apagado.
Setenta e um alunos corresponderam ao solicitado, apresentando propostas muito divertidas, que evidenciaram a compreensão da mensagem e, acima de tudo, a sua criatividade e o seu sentido crítico. 
Aqui ficam algumas delas.

1. — Estou tramado!
2. — Ainda bem que não o ouvi!
3. — Já me safei!
             Ricardo Mira – 7.º A

1. — Que medo! A professora vai descobrir que copiei o poema do livro!
2. — Bem feito! Não quiseste trabalhar…
3. — Agora, vais ser apanhado! Ih, ih, ih!
             Afonso Pinto – 7.º A

1. — Não devíamos ter copiado.
2. — Não devia ter ido na tua conversa…
3. — Copiar não é certo!
                Vasco Santos – 5.º B

1. — Ai! Já estou tramado…
2. — Ainda bem que não fiz o que aquele cromo tinha dito!
3. — Eh, eh, eh, agora está tramado!
               Daniela Dimas – 6.º B

1. — Meu Deus, mas foi esse que eu copiei! O que faço?
2. — Ainda bem que não fiz batota! Pelo menos, fiz o meu próprio poema.
3. — Até fiquei com pena dele, mas agora aprende a não fazer batota.
               Anastácia – 6.º B

1. — Ups! O que eu fui fazer! Estou tramado!
2. — Ainda bem que não fiz o que ele disse, ia-me meter em maus lençóis.
3. — Nunca irei copiar os trabalhos dos outros, mesmo que seja muito difícil.
                 Clara Furtado – 6.º B

1. — Pronto, estou em sarilhos!
2. — Ah, ele pensava mesmo que eu ia copiar…
3. — Cada pessoa deve ter imaginação. Agora vê-se quem é que está aflitinho!
                  Pedro Alves – 7.º A

1. — Ai, mãezinha, que agora vou ser apanhado!
2. — Ainda bem que não segui o conselho do Rafael!
3. — Vou-me safar! 
                    Gustavo Casaca – 6.º A 

Com um total de 192 participações nas quatro edições, esta será, seguramente, uma atividade que estará de volta no próximo ano letivo.



Para aceder ao infográfico, clique aqui.

Sem comentários: