sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

«O GUARDA DA PRAIA» VOLTA À RÁDIO FOIA

O Guarda da Praia, de Maria Teresa Maia Gonzalez, continua a ser uma das obras mais requisitadas na nossa biblioteca. Já foi um dos livros selecionados para o Concurso Nacional de Leitura, já passou várias vezes pela atividade «À Roda dos Livros» e, agora, voltou à Rádio Foia na voz da Catarina Correia, da turma A do 8.º ano.
Tudo começa quando uma jovem escritora se refugia numa aldeia «com as casinhas brancas a espreitar o mar», com o único propósito de encontrar paz e sossego para acabar o seu romance. A  forte relação de amizade que esta estabelece com Dunas, um misterioso e insolente visitante, que ora aparece ora desaparece, foi um dos aspetos destacados pela Catarina, que também se deixou envolver pela história de vida do Dunas e pelo seu amor ao mar e à praia.
Havia, afinal, uma forte razão que justificava o apego do rapaz àquela praia e que ia muito além de uma preocupação ecológica.
Na impossibilidade de ler toda a obra, a Catarina partilhou com os ouvintes o capítulo «A Duna Secreta», que, na opinião da nossa leitora, nos faz perceber que a verdadeira amizade implica partilha, confiança e cumplicidade.

Sem comentários: