segunda-feira, 1 de abril de 2019

OS LIVROS QUE RODARAM NA «À RODA DOS LIVROS»

A atividade «À Roda dos Livros» é, seguramente, uma das estratégias que mais contribui para a promoção da leitura e para o desenvolvimento das competências leitoras dos nossos alunos. Basta acompanhar a atividade numa das turmas do 9.º ano para percebermos a maturidade, a competência e o rigor presentes em muitas das intervenções. Desenvolvida com regularidade, persistência e resiliência, e devidamente acompanhada (e valorizada) pelo docente da turma, é uma atividade que dá frutos, alguns imediatos, outros a médio e longo prazo.

E são tantos e tão variados os títulos que rodam nas diferentes sessões da atividade! José Saramago, Rui Zink, Alice Vieira, Maria Teresa Maia Gonzalez, Ondjaki, Álvaro Magalhães, Manuel Alegre, Afonso Cruz, John Boyne, Sophia de Mello Breyner, José Mauro de Vasconcelos, Neil Gaiman, Isabel Allende, Lois Lowry, Ilse Losa, Mário de Carvalho, John Steinbeck, Luis Sepúlveda, Eça de Queirós e Ana Saldanha foram alguns dos muitos autores que desfilaram pela biblioteca nas muitas e interessantes leituras dos alunos do 3.º ciclo.










No entanto, também é importante que os docentes saibam gerir a frustração, lidando com um número significativo de alunos que continua a negar-se à leitura e a comparecer na atividade sem a tarefa cumprida. Desistir não é opção. Por isso, há que tentar motivar, dar oportunidades, criar espaços e tempos. Muitos, sim, aproveitarão. Outros… 

Sem comentários: