sexta-feira, 15 de março de 2019

LIVROS A VOTOS EM TODO O PAÍS

A iniciativa «Miúdos a votos: quais os livros mais fixes?» levou, hoje, às urnas alunos de mais de 700 escolas em todo o país.
No Agrupamento de Escolas de Monchique, as eleições decorreram em todas as escolas do 1.º ciclo e na Escola Básica Manuel do Nascimento. Nesta escola, as mesas de voto foram asseguradas por dois grupos de alunos do 9.º ano, que seguiram todos os procedimentos de uma eleição política, incluindo a contagem dos votos, a confirmação com «os cadernos eleitorais» e o registo e afixação dos resultados.







Avozinha Gângster, de David Walliams, foi, pelo terceiro ano consecutivo, o livro mais votado pelos alunos do 2.º ciclo, com 37 votos, seguido de Ali Babá e os 40 Ladrões, com 17 votos, e Pedro Alecrim, com 12 votos.


O rapaz de pijama às riscas, de John Boyne, conquistou, pela primeira vez, a preferência dos alunos do 3.º ciclo, com 32 votos, seguido de O Diário de Anne Frank e História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a voar, ambos com 9 votos.


No 1.º ciclo, as preferências variaram de escola para escola: na EB1 N.º 1, o primeiro lugar foi ocupado pela obra A Flor vai ver o mar, de Alves Redol; na EB1 N.º 2, O Cuquedo, de Clara Cunha, obteve a maioria dos votos e, na EB1 de Marmelete, Porque é que os animais não conduzem?, de Pedro Seromenho, foi o grande vencedor.





Neste nível de ensino, as mesas de voto também foram asseguradas por alunos com a supervisão de um adulto.

Sem comentários: