segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

QUE ODISSEIA!

Foi uma verdadeira odisseia a viagem que os alunos do 6.º ano realizaram até Lisboa para assistirem, em direto, ao regresso de Ulisses a Ítaca, depois da memorável guerra de Troia.
Os deuses estavam, sem qualquer sombra de dúvida, muito zangados e, mal saímos de Monchique, os ventos do Olimpo sopraram desfavoráveis na estrada de São Marcos e não houve estômago para aguentar tanta curva e contracurva. Parecia que os deuses haviam transformado esta viagem num jogo de consola e que se estavam a divertir com as muitas dificuldades que alunos e professoras iam enfrentando. Aproveitando uma curta distração da deusa Atena, Poseidon transformou uma das professoras numa estranhíssima figura, mas, graças à imediata intervenção da deusa protetora, a ordem foi restabelecida e a viagem decorreu tranquila até à capital.


Aí, porém, o jogo pareceu recomeçar e a hora do almoço foi uma batalha difícil.Não houve sandes nem tupperware que resistisse às investidas das pupilas de Poseidon, disfarçadas de gaivotas.

Zeus deve ter imposto a sua autoridade e alunos e professoras reencontraram a paz no interior do autocarro que os conduziu ao Colégio Pedro Arrupe, onde assistiram à representação da peça A Aventura de Ulisses, pela companhia de teatro Cultural Kids.

DESDOBRÁVEL DA VISITA


SINOPSE
Terminada a guerra de Tróia, os Deuses reúnem-se para decidir o destino de Ulisses. Enquanto uns defendem o seu rápido regresso a casa, na ilha de Ítaca, outros preferem voltar a pô-lo à prova, lançando-lhe novos desafios. Zeus acaba por concordar em transformar a viagem de regresso numa espécie de jogo de computador, programado em função dos caprichos dos Deuses. Os episódios da “Odisseia” surgem assim como etapas ou níveis desse jogo, cabendo a Ulisses contornar os obstáculos que o afastam do seu grande objetivo: reencontrar a mulher Penélope e o filho Telémaco. Antes de chegar ao último nível do jogo, Ulisses terá de enfrentar a fúria das tempestades e a força dos Ciclopes, terá de resistir aos feitiços de Circe, ao canto das Sereias e à sedução da ninfa Calipso. Entre o mar e a terra firme, o gosto pela aventura e a vontade de voltar para casa, Ulisses vai debater-se, não apenas com os Deuses, mas também consigo próprio. O Game Over não corresponderá, necessariamente, ao fim das suas aventuras.

https://www.culturalkids.com.pt/a-aventura-de-ulisses

Para saber mais clique AQUI.

2 comentários:

Eduardo Duarte disse...

Quem bom é ler, logo pela manhã, assim que "a aurora de róseos dedos" começa a desenhar o dia, esta odisseia dos jovens Ulisses de Monchique, "heróis astutos que tanto vaguearam".
Espero que, como escreveu o poeta grego Kavafis, num maravilhoso poema intitulado "Ítaca", que o caminho tenha sido "repleto de aventuras e repleto de saber."

Anónimo disse...

Adorei ser um " Ulisses " nesta grande viagem cheia de aventuras e saber.
Como a professora Paula diz, aqueles deuses estavam mesmo de mau humor, parecia que a maioria tinha acordado de pés de fora da cama, eram só pessoas de barriga a andar às voltas,pessoas de bexiga apertada, a professora de português a transformar-se em monstro...enfim, tudo parecia estar a correr mal quando a nossa deusa protetora "Atena", que ainda não se tinha apercebido de nada, apareceu e resolveu tudo. O pior foi quando Poseidon descobriu e nós é que pagamos: não pudemos voltar ao Parque das Nações, como combinado.

Carolina Morais