quinta-feira, 25 de maio de 2017

GASTARAM-SE MILHÕES DE EUROS PARA NADA!

Não se assuste, caro leitor, estamos apenas a falar de uma atividade que decorreu recentemente na Biblioteca Escolar, no âmbito do Projeto NEWTON GOSTAVA DE LER.
O objetivo da atividade era projetar e construir um sistema de “aterragem” que protegesse uma sonda espacial (um frágil e delicado ovo cru) do embate com o solo, ao menor custo possível.
A sonda deveria sobreviver a uma queda, de uma altura mínima de 2 metros, sem sofrer qualquer dano na sua estrutura. Os alunos tinham à disposição um conjunto diversificado de materiais e um crédito financeiro para os adquirir, com o limite máximo de 50 milhões de euros. Um copo de plástico, por exemplo, custava 10 milhões de euros, uma luva de borracha, 8 milhões, uma bola de algodão, 2 milhões, 1 metro de cordel, 1 milhão, uma folha de papel A4, 1 milhão, etc.

A atividade, designada “3,2,1 …lançar sonda na biblioteca”, começou com uma tarefa de leitura, estruturada a partir da obra Pó de Estrelas, de Jorge Sousa Braga. Subdivididos em grupos de quatro elementos, os alunos fizeram uma leitura atenta de dez poemas desta obra, todos eles relacionados com astronomia, e tentaram, depois, associá-los ao devido título e à ilustração correspondente.


Lidos os poemas em voz alta e corrigidas as correspondências, os alunos passaram à fase de execução do projeto e da construção do sistema de “aterragem”.










Infelizmente, nenhum dos projetos foi completamente eficaz, e todas as “sondas” ficaram danificadas, algumas delas completamente destruídas. 
Milhões e milhões de euros para o lixo!

Sem comentários: