terça-feira, 11 de abril de 2017

SEMANA DA LEITURA 2017 - ATIVIDADES

Inserida num mês todo ele dedicado à leitura (Março - Mês da Leitura), a Semana da Leitura começou com um criativo workshop com a ilustradora Marta Jacinto.
Todas as turmas dos 2.º e 3.º ciclos passaram pela biblioteca escolar para conhecerem o vasto e diversificado trabalho desta ilustradora algarvia e para apreciarem e experimentarem várias das técnicas usadas.





 Alguns alunos revelaram-se artistas muito talentosos, tendo recebido largos elogios da parte da ilustradora.

No dia 28, a leitura associou-se à ciência, no âmbito do projeto «Newton gostava de ler!»,  e a biblioteca escolar foi palco de curiosas experiências que resultaram na produção de caviares de nabo, coco e groselha.



Por vezes, as experiência correram muito bem.

Outras vezes, nem por isso!

Nas escolas do 1.º ciclo e no Jardim de Infância, a atividade «Brincar com a Música» preencheu os dias 28 e 29, e, no dia 30, o concurso «Adivinha quem está a ler!» testou a capacidade de observação e a perspicácia da comunidade na descoberta da identidade dos leitores mistério.

O psicólogo Alfredo Leite voltou à Escola Básica Manuel do Nascimento no último dia da semana com o projeto «Contos com Reflexão» e dinamizou sessões interativas e dinâmicas de promoção da leitura com todas as turmas dos 2.º e 3.º ciclos. 
Evidenciando as vantagens da leitura e estimulando o pensamento crítico, Alfredo Leite fez uma abordagem  inovadora e intimista das obras A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen (5.º ano), Ulisses, de Maria Alberta Menéres (6.º ano), História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luis Sepúlveda (7.º ano), Saga, de Sophia de Mello Breyner Andresen (8.º ano), e Os Lusíadas, de Luís de Camões (9.º ano).


E a semana terminou com a final do Concurso «Pares da Leitura», chamando a provas os dez pares finalistas desta 9.ª edição.
Vinte leitores, dez alunos e dez adultos, responderam a um total de trinta questões sobre as obras Flor de Mel, de Alice Vieira (alunos), e As Minas de Salomão, de Rider Haggard, numa tradução de Eça de Queirós (adultos), recebendo, por cada resposta certa, uma valiosa "moeda de ouro", que arrecadavam no seu "tesouro da leitura".




Contabilizadas as "moedas de ouro" e conferidos os resultados, constatou-se um empate na primeira posição, com dois pares a apresentarem um total de 28 pontos, e outro empate no 4.º lugar.
Desfeitos os empates, com uma nova série de questões, ordenaram-se os cinco primeiros classificados:
1.º lugar - Rodrigo Silva / Carlos Silva (irmão);
2.º lugar - Leonor Luz / Maria da Conceição Santos (tia-avó);
3.º lugar - Inês Inácio / Sílvia Duarte (mãe);
4.º lugar - Rita Gonçalves / Maria Francisca Alves (tia):
5.º lugar - Pedro Carrilho / Zélia Carrilho (imã).

Mas como o mais importante é LER e PARTICIPAR, todos os pares foram premiados pela Junta de Freguesia de Monchique, entidade que apoia e patrocina este concurso.

2 comentários:

Edu disse...

Que bom que a nossa biblioteca escolar não pára! E como o futuro é já ali, melhor ainda é poder ouvir dizer que estas actividades contribuem decisivamente para a formação de novos leitores e, sobretudo, de cidadãos mais bem preparados e mais capazes de participar e de intervir nas decisões do seu espaço e do seu tempo.

Um abraço a todos os que fazem da escola um lugar que apetece frequentar, visitar e sentir como uma parte de nós.

Eduardo Duarte.

Biblioteclando disse...

Obrigada, Eduardo, pelas tuas palavras e pelo apoio que tens dado à biblioteca escolar, como escritor, como autarca e como amigo dos livros, da leitura e das bibliotecas.