domingo, 26 de março de 2017

LEITURAS DE ENCANTAR

Foram quatro, os entusiastas leitores que, no passado dia 23 de março, entraram nos estúdios da Rádio Foia pela primeira vez. Apesar de andarem apenas no 2.º ano de escolaridade, o Afonso Luís, a Alícia Duarte, o Diogo Luz e a Daniela Reis selecionaram livremente a sua história preferida, prepararam-se muito bem, em casa e na escola, e enfrentaram com alegria e espontaneidade os microfones da nossa rádio local.
A Daniela escolheu O Voo do Golfinho, de Ondjaki, um livro que lhe foi oferecido no seu primeiro dia de escola, no âmbito da atividade “Ler + para Vencer”. Segundo a nossa leitora, «é lindo, lindo este conto do golfinho que queria ser passarinho» e que nos faz «sentir a liberdade de voar».
A Alícia Duarte, que adora a primavera, achou que O Abelhão, de Angela Sheehan, era o livro indicado para partilhar com os ouvintes, pois é uma história sobre a vida animal na natureza, que nos fala do acordar de uma abelha mestra logo que chega a linda estação da primavera.
Um Sopro de Amizade, de Rita Sobral, foi o livro escolhido pelos dois rapazes, embora tivessem selecionado histórias diferentes, as quais, no entanto, nos levam, ambas, numa fantástica viagem através da imaginação.
 O Diogo optou por “A Menina e a Magia do Vento”, que conta a história de uma menina que voou no tornado de vento, chegou a uma nuvem e de lá viu todo o mundo colorido até ter saudades da sua casa e ser trazida por uma cegonha.
O Afonso preferiu “Uma Amizade Silenciosa”, pois ficou maravilhado com o sentimento de amizade que surgiu entre uma estrela e uma árvore. A estrela ajudou a árvore a recuperar e o Afonso terminou a sua leitura a cantar uma oração que a estrela dedicou à sua amiga.

Os quatro meninos ficaram encantados com os estúdios da Rádio Foia e com a conversa com a jornalista Idalete Marques, e os ouvintes deixaram-se encantar com as histórias e as magníficas leituras destes pequenos grandes leitores.

Sem comentários: