sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

9.ª EDIÇÃO DO "PARES DA LEITURA" VOLTA A ENCHER AUDITÓRIO

Pelo nono ano consecutivo, a Escola Básica Manuel do Nascimento foi palco de mais uma edição do Concurso ”Pares da Leitura”, que no corrente ano letivo contou com a participação de 28 pares constituídos por alunos do 2.º ciclo e por adultos convidados.

Pais, mães, irmãos, primos, tios, tios-avós, amigos, vizinhos, professores e funcionários da escola corresponderam aos convites dos alunos e aderiram a esta iniciativa de promoção da leitura, envolvendo-se num responsável e aprofundado estudo do conto “Saga” de Sophia de Mello Breyner Andresen.



 Aos alunos coube a leitura da obra A Menina do Mar, da mesma autora, e os resultados obtidos deixam adivinhar uma cuidada leitura deste texto pela maioria dos participantes.



Somadas as pontuações de cada par e contabilizado o tempo em casos de empate, ficaram apurados para a 2.ª fase, que está agendada para o dia 31 de março, às 20h30, os seguintes pares:
- Leonor Luz (6.º B) – Maria da Conceição Santos;
- Rodrigo Silva (6.º B) – Carlos Silva;
- Matilde Calapez Duarte (5.º A) - Maria Luísa Salvador;
- Beatriz Reis (5.º B) – Teresa Campos;
- Rita Gonçalves (5.º B) – Maria Francisca Alves;
- Pedro Carrilho (6.º A) – Zélia Carrilho;
- Inês Inácio (5.º A) – Sílvia Duarte;
- Angelina Jones (6.º A) – Maria Fernanda Martins;
- Francisco Vieira (6.º B) – Joana Fernando;
- Filipe Duarte José (6.º B) – Ana Isabel Marreiros.
Suplentes:
Ricardo Castaldo (6.º A) – Alexandre Castaldo;
Carolina Morais (5.º B) – Ana Filipa Gonçalves.

Os alunos terão, agora, de ler a obra Flor de Mel, de Alice Vieira, e os adultos, As Minas de Salomão, de Rider Haggard, numa tradução de Eça de Queirós.

1 comentário:

Edu disse...

Mais um grande momento que une toda a comunidade escolar para celebrar os livros e a leitura. Monchique é um concelho exemplar na promoção da igualdade de oportunidades no acesso ao prazer de ler. E isso deve-se em grande parte ao trabalho apaixonado e perseverante desenvolvido diariamente na biblioteca escolar pela professora Ana Paula, de quem tive o privilégio de ter sido aluno.

Foi com muita, muita pena, que este ano não pude estar presente nessa grande festa. Garanto que me lembrei de todos na sexta-feira à noite. Mas queria deixar um grande beijinho à professora Ana Paula e um forte abraço a todos os alunos, pais, trabalhadores da escola, e outros participantes que, mais uma vez, fazem qualquer monchiquense sentir-se orgulhoso da sua terra e da capacidade de superação transmitida pelos livros.

Nos dias atribulados que vivemos, a literatura é uma arma contra a exclusão, contra o medo e contra a intolerância pela diferença. São iniciativas desta natureza que ajudam a consolidar a empatia entre as pessoas e a trocar de lugar com o outro. Que este concurso sirva , pois, para derrubar os muros desavergonhados que a ignorância vai erguendo à nossa volta,