sexta-feira, 20 de maio de 2016

HISTÓRIAS PARA REFLEXÃO NA RÁDIO FOIA

As fábulas são, normalmente, histórias fortes e emotivas que nos podem conduzir a profundas reflexões sobre o relacionamento entre os seres humanos e sobre a vida em sociedade.
Construídas com fantasia e humor e imbuídas de um impressionante sentido poético, há obras que são verdadeiras lições de vida sobre a confiança, a cooperação, a tolerância, a aceitação da diversidade e o respeito pelos outros. Exemplo disso são as obras História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar, do escritor chileno Luis Sepúlveda, e O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, do escritor brasileiro Jorge Amado, que constam das Metas Curriculares de Português para o 7.º e para o 8.º ano, respetivamente, e que têm em comum uma fascinante escrita poética que nos toca a alma e nos agita o coração.
E foi precisamente isso que a Teresa Penteado (turma A do 7.º ano), a Inês Águas e a Mariana Valério (turma A do 8.º ano) provaram aos microfones da Rádio Foia, partilhando com os ouvintes a leitura de excertos, criteriosamente selecionados, que traduzem a dimensão cívica destas obras e que nos levam a refletir sobre a nossa conduta social.
Assumindo uma atitude crítica e refletida, as três jovens abordaram a mensagem metafórica das obras, transpondo as problemáticas para a vida real e deixando no ar a esperança de um mundo mais compreensivo, mais inclusivo e mais justo.

 



Sem comentários: