quinta-feira, 28 de abril de 2016

CONCURSO "MOMENTOS DE LEITURA" 2016


É já no próximo dia 30 de abril a final do concurso "Momentos de Leitura", organizado pelo Grupo Interconcelhio das Bibliotecas Escolares e Públicas dos concelhos de Monchique e Portimão, que conta com a participação de um finalista de cada nível de ensino de todos os Agrupamentos de Escolas destes concelhos.
O Agrupamento de Escolas de Monchique será representado neste evento pela Carolina Morais (1.º ciclo - Escola E.B. 1 n.º 2), pela Anita Páscoa (2.º ciclo - Turma B do 6.º ano) e pela Bárbara Páscoa (3.º ciclo - Turma A do 9.º ano).

terça-feira, 26 de abril de 2016

AS AVENTURAS DE TINTIM ESGOTAM NA BIBLIOTECA ESCOLAR

Há mais de quarenta e cinco anos, quando as aventuras do repórter Tintim estavam no topo das preferências dos jovens leitores, os gelados de então faziam-se acompanhar de pequenas figuras de plástico reproduzindo várias personagens da Banda Desenhada criada por Hergé. 

A coleção completa dessas figuras (num total de vinte) saltou do fundo esquecido de uma gaveta e está agora ao alcance da visão de todos os visitantes da Biblioteca Escolar da Escola Básica Manuel do Nascimento. Como por magia, os vários álbuns das Aventuras de Tintim saltaram também das quietas prateleiras de Banda Desenhada e passaram a ser as obras mais requisitadas para leitura domiciliária. Milu, Capitão Haddock, Professor Girassol, Madame Castafiore, Dupond e Dupont, entre outros, são, agora, personagens conhecidíssimas e os álbuns de Hergé foram uma constante na atividade "À Roda dos Livros" da turma A do 6.º ano.








quinta-feira, 21 de abril de 2016

ALUNA DE MONCHIQUE CONQUISTA 3.º LUGAR NA FASE DISTRITAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Pela 10.ª vez consecutiva, o Agrupamento de Escolas de Monchique voltou a marcar presença na Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura que, no corrente ano, foi organizada pela Biblioteca Municipal de Loulé.
O Alexandre Castaldo, a Joana Lopes e a Rafaela Duarte foram uns dignos representantes da nossa escola, sendo de salientar o empenho e o civismo que caracterizaram a sua participação. A Rafaela conseguiu mesmo um resultado excecional ao obter o 3.º lugar num conjunto de 125 concorrentes do 3.º ciclo.
Às vencedoras desta edição, a Amanda Vieira Pereira, da Escola EB 2,3 de Ferreiras, e a Constança Neto Castro, do Colégio Internacional de Vilamoura, desejamos os maiores sucessos na final.



Os nossos representantes na Fase Distrital: o Alexandre, a Joana e a Rafaela.

A Rafaela a preparar-se para a leitura em voz alta.

A Rafaela com a Vereadora da Cultura da CM de Loulé, ao receber o prémio do 3.º lugar.

As três primeiras classificadas do 3.º ciclo

Os cinco finalistas do 3.º ciclo

Os finalistas do 3.º ciclo e do Secundário com os jurados




quarta-feira, 20 de abril de 2016

CONCORRENTES DO "PARES DA LEITURA" APRESENTAM OBRAS NA RÁDIO FOIA

A rubrica semanal de leitura na Rádio Foia recebeu dois concorrentes do Concurso “Pares da Leitura” que apresentaram aos ouvintes as obras lidas para a segunda fase deste concurso.
O Pedro Carrilho, da turma A do 5.º ano, que venceu a edição deste ano, apresentou a obra Ali Babá e os Quarenta Ladrões, numa adaptação para a língua portuguesa de António Pescada, e recordou-nos a conhecida história de um lenhador que se torna um dos homens mais ricos da sua cidade depois de descobrir a fórmula mágica que dava acesso à gruta do fabuloso tesouro dos quarenta bandidos.

Com calma, à-vontade e descontração, o Pedro falou-nos da sua primeira participação no Concurso “Pares da Leitura” e deixou no ar a sensação de que é fácil concorrer e ganhar. Terá ele descoberto alguma fórmula secreta?! O que é certo é que arrecadou, no seu “tesouro da leitura”, trinta moedas de ouro (de chocolate, obviamente), correspondentes às trinta respostas certas da sua equipa.


O livro lido pelos adultos, O velho que lia romances de amor, foi apresentado pela Anabela Martins (mais conhecida como Malu), concorrente habitual do “Pares da Leitura”, que todos os anos se disponibiliza para fazer par com um aluno, ainda que o não conheça, coadjuvando a Biblioteca Escolar na sua tarefa de assegurar a participação de todos os alunos interessados.
Leitora assídua e perspicaz, a Malu fez uma apresentação emotiva desta obra de Luis Sepúlveda, aludindo ao respeito da personagem principal pela floresta amazónica e ao seu fascínio pela leitura de romances de amor.
Falando com desenvoltura sobre o livro, a Malu complementou as suas opiniões com uma leitura fluente e expressiva de dois excertos criteriosamente selecionados, espicaçando a apetência pela leitura da obra e apelando ao envolvimento das famílias nas diversas atividades de leitura promovidas pelas escolas.