quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

CONVERSAS A TRÊS NA RÁDIO FOIA

Quando a rubrica "Um Livro por Semana" conta com a participação de alunos do 1.º ciclo, é habitual alguns familiares  (mães, pais, irmãos mais velhos, avós...) marcarem presença em estúdio, mantendo-se no mais rigoroso silêncio para não atrapalharem a prestação dos jovens leitores. No entanto, nas duas últimas edições, a jornalista Idalete Marques resolveu convidar os assistentes para a conversa e as sessões adquiriram uma surpreendente emotividade pelos testemunhos e opiniões que foram deixados. 



No 28 de janeiro, o Rodrigo Valério, que frequenta o 3.º ano na Escola EB1 n.º 2, conseguiu, finalmente, concretizar um dos seus sonhos, graças à intervenção da irmã, a Mariana Valério, aluna do 8.º ano, que nos pôs a par do desejo do menino.
Agendada a sessão e acertados os pormenores com a professora, o Rodrigo apresentou-se em estúdio com a obra A Tarte sem Recheio e, com uma leitura corretíssima e divertida, levou-nos ao encontro do Pigi, do Ferny e da Dannan, que não resistiram a provar o recheio da tarte de maçã da senhora Winks, acabando por comê-lo todo.


Muito interessado por toda a aparelhagem e dinâmica do estúdio, o Rodrigo respondeu prontamente, quando a jornalista Idalete Marques lhe perguntou o que gostaria de ser quando for grande: "Gostava de trabalhar aqui".
Depois, levantou-se e deu um forte abraço à irmã, em agradecimento por lhe ter proporcionado a possibilidade de estar na Rádio Foia.

O dia 4 de fevereiro marcou a estreia do Martim Amaro aos microfones da nossa rádio local. Não sendo exatamente um grande fã da leitura, o Martim, que frequenta o 4.º ano na escola EB1 n.º 2, fez questão de provar que até é um bom leitor e deu-nos a conhecer uma interessante obra de Ana Leonor Tenreiro - O homem que ia contra as portas.
Este livro conta-nos a história de um homem que passava a vida a ir de encontro a tudo o que não mexia, até que, um dia, embate em alguém muito especial e tudo muda.
Com uma presença muito agradável em estúdio, simpático e descontraído, o Martim foi um excelente exemplo para os colegas e para todos os meninos que acham que não gostam muito de ler. Afinal, estas atividades de leitura podem ser divertidas e motivadoras e, com treino e dedicação, todos nós podemos melhorar e desenvolver as nossas competências. Esta foi, aliás, uma das mensagens que a mãe do Martim nos deixou, cujas palavras de incentivo e reconhecimento agradecemos. 


2 comentários:

magnolia disse...

Muitos parabéns ao Rodrigo Valério. Infelizmente, não ouvi a sua leitura, pois tive aula. No entanto, pela descrição, fiquei com vontade de provar o recheio da tarte de maçã!
Assim é que é, Martim: nunca devemos desistir de ler. Parabéns!

Marília

Anónimo disse...

PARABÉNS MARTIM: GOSTEI MUITO DE TE OUVIR. CONTINUA !!!!!