segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

EXCELENTES LEITURAS MARCAM MÊS DE NOVEMBRO NA RÁDIO FOIA

O mês de novembro apresentou-se recheado de excelentes leituras na Rádio Foia.
A abrir o mês, o Leonardo Silva, da turma B do 6.º ano, escolheu um clássico da literatura portuguesa, Os Maias, numa excecional adaptação para os mais novos por José Luís Peixoto, e facultou-nos uma emocionante revisão de uma das obras mais conhecidas de Eça de Queirós.
Familiarizado com os microfones da Rádio Foia e confortável na sua leitura fluente e expressiva, o Leonardo envolveu-nos na trama queirosiana, captando a nossa atenção mal começou a ler.

 
 
A segunda edição deste mês foi preenchida pela Laura Marques, que frequenta  o 3.º ano na Escola EB1 N.º1 e que partilhou com os ouvintes da nossa rádio local uma interessante história de David Machado: Parece um Pássaro. Embora tímida e reservada, a Laura presenteou-nos com uma doce e cativante leitura e deixou-nos cheios de inveja daquele menino que se apresentou na escola com dois chapéus muito originais.
 
 
O Gabriel Furtado e o Tiago Sleiman, que frequentam o 4.º ano na Escola EB1 N.º 1, partilharam a terceira sessão do mês, apresentando a obra A Lebre de Chumbo, de Carla Maia de Almeida, cuja personagem principal é uma princesa, Estrela de Âmbar, que se vê coagida a abdicar de todos os bens materiais que apreciava para poder salvar o seu reino. Excelentes leitores, ambos, e sem qualquer sinal de nervosismo nesta sua primeira passagem pela rubrica "Um Livro por Semana", o Gabriel e o Tiago provaram-nos que ainda há muitos bons leitores por descobrir no nosso Agrupamento de Escolas. 
 
 
 
A última edição de novembro foi preenchida pela Anita Marques e pela Carolina Correia, duas grandes amigas do 2.º ano da Escola EB1 N.º2, que selecionaram a obra  O Cão e o Gato, de António Torrado, para apresentarem aos ouvintes da Rádio Foia. E se, de início, os microfones pareciam intimidar as pequenas leitoras, o receio foi desaparecendo a cada folhear de página e a leitura fluente, segura, bem preparada, impôs-se no estúdio, deixando no ar uma lição sobre o respeito pela diferença e sobre o valor da solidariedade.
 
 


Sem comentários: