domingo, 25 de janeiro de 2015

«A AVENTURA DE ULISSES» LEVA ALUNOS A LISBOA

As duas turmas do 6.º ano da Escola Básica Manuel do Nascimento assistiram, no passado dia 22 de janeiro, no auditório do colégio Pedro Arrupe, em Lisboa, à representação da peça «A aventura de Ulisses», uma interessante e original adaptação da Odisseia de Homero.

Este trabalho, criado e desenvolvido pela companhia de teatro Cultural Kids, transforma o regresso de Ulisses a Ítaca numa espécie de jogo de computador, programado em função dos caprichos dos Deuses reunidos no Olimpo. As etapas da viagem surgem, aqui, como níveis de um videojogo, cabendo ao herói contornar os obstáculos que o afastam do seu objetivo: reencontrar a mulher, Penélope, e o filho, Telémaco. Ulisses tem, assim, de enfrentar a fúria das tempestades e a força dos Ciclopes e tem de resistir aos feitiços de Circe, ao canto das Sereias e à sedução da ninfa Calipso até atingir o último nível.
A peça, que termina com a expressão GAME OVER projetada no ecrã ao fundo do palco, recebe, em cada mudança de cena, entusiásticos aplausos da vasta assistência de jovens alunos, familiarizados com as aventuras do herói grego, graças à leitura da obra Ulisses de Maria Alberta Menéres.


 
Esta atividade, proposta pelos professores de Português e pela Biblioteca Escolar, contou com o apoio da Câmara Municipal de Monchique, que cedeu o transporte, e da Junta de Freguesia de Monchique, que financiou grande parte do custo dos bilhetes.

1 comentário:

Maria disse...

Gostei imenso de puder ir ver esta peça de teatro, obrigada pela oportunidade!