segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ALUNOS DO 5.º ANO RECRIAM CICLO DO PÃO NO MOINHO DO POUCOCHINHO

Os alunos do 5.º ano do nosso agrupamento de escolas terminaram o estudo da obra  A vida mágica da sementinha, de Alves Redol, com uma visita pedagógica ao Moinho de Água do Poucochinho, no Barranco dos Pisões, onde puderam perceber todo o processo de transformação dos cereais até à produção de pão.
Recebidos pela Presidente da Junta de Freguesia, os trinta meninos ouviram atentamente as explicações sobre o funcionamento do engenho e envolveram-se em curiosas investigações para descobrir como chega a água à represa e como se movimenta o rodízio.


Entretanto, na cozinha, a massa  aguardava que trinta pares de mãozinhas inexperientes a fossem transformando em pequenas bolinhas.

E com a ajuda e orientação constantes da Presidente da Junta, todos os meninos puderam, então, experimentar a arte de fazer pão. 







 
No final, o tabuleiro estava cheiinho e as bolinhas ficaram a levedar, sonhando com o momento em que seriam pão nas mãos delicadas dos meninos.
 
Encantadas com a azáfama das crianças, as professoras deixaram-se envolver pela novidade da experiência, meteram a mão na massa e também mostraram a sua habilidade.


E estava na hora de colocar o pão no forno, que se viu repleto de «brindeiros», nome carinhoso com que se nomeiam os pequenos pães, destinados a brindar crianças e adultos muito especiais.



 
O entusiasmo era grande e o apetite enorme, quando os quentes e apetitosos pãezinhos começaram a sair do forno.
 Houve, porém, quem resistisse ao apetite para poder mostrar, lá em casa, o resultado de uma manhã de trabalho. 


3 comentários:

Anónimo disse...

Iniciativas destas é de louvar!
Parabéns às professoras que estiveram envolvidas na iniciativa e à Junta de Freguesia de Monchique, na pessoa da sua Presidente!

Ângela Duarte disse...

Parabéns! Parabéns! Parabéns! A todos os envolvidos nesta excelente atividade pelo interesse e empenho de todos e pela forma como divulgam o nosso rico património «monchiqueiro»

Biblioteclando disse...

Muito obrigada, Professora Ângela, a sua opinião é sempre muito importante, pois sabemos que a valorização do nosso património é uma das linhas orientadoras da sua atividade profissional.