sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SÓ RAPARIGAS NA RÁDIO FOIA?

 Já vamos na 4ª edição de "Um livro por semana" do corrente ano letivo e só as raparigas têm tido a coragem de enfrentar os microfones da nossa Rádio Foia.
Na passada semana, a Petronela Gheorghe, da turma A do 5º ano, levou a Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner, até aos nossos ouvintes e apresentou-lhes a bonita história de amizade entre um rapaz da terra e uma menina que vive no mar. Sempre com um sorriso e muito bem-disposta, a Petronela leu, em direto, um excerto deste livro, explicou como se desenvolve a história e confessou que o mais interessante é mesmo a leitura da globalidade da obra.
Com um discurso cativante e uma postura muito responsável, a Petronela foi uma presença muito simpática nesta nossa rubrica semanal.
Ontem, a Andreia Agostinho, da Turma C do 8º ano, optou por uma autora estrangeira bem conhecida dos pais e dos professores dos nossos alunos: Enid Blyton. Quem não se lembra da coleção dos Cinco ou dos Sete, que preenchia as tardes e serões dos jovens há uns trinta, quarenta anos atrás?
Pois bem, esta escritora volta a estar presente nas preferências dos jovens alunos da atualidade e a Andreia foi-nos apresentar a coleção "As Gémeas no Colégio de Santa Clara". Muito segura, com um discurso fluente, espontâneo e correto, a Andreia foi uma interlocutora excecional, que pôs em evidência as enormes vantagens da leitura. Na sua perspetiva, ler proporciona-nos uma cultura geral vasta e diversificada, ajuda-nos a desenvolver o vocabulário e a escrever melhor, além de ser uma ótima estratégia para descontrair e relaxar.
Aliás, a excelente prestação da Andreia na nossa rubrica semanal é o exemplo mais significativo do reflexo da leitura (enquanto hábito regular) no desenvolvimento da competência de comunicação.

1 comentário:

Rafaela disse...

muito bem!!!