sábado, 12 de maio de 2012

LEITURA CONTINUA EM DESTAQUE NA RÁDIO FÓIA

Tornou-se uma rotina a nossa deslocação à Rádio Fóia, todas as quintas-feiras, para a habitual rubrica "Um livro por semana". Mas é uma rotina muito pouco rotineira, já que todas as semanas há livros diferentes por diferentes interlocutores.
Nas três últimas semanas, começámos com a poesia, passámos para a narrativa juvenil e acabámos com uma sugestão para um público mais adulto.
O Cristiano Jacinto, do 6º B, selecionou O meu primeiro livro de poesia e partilhou com os ouvintes da nossa rádio local alguns poemas da sua preferência, mostrando-se fascinado com esta experiência.
A Joana Marques, da turma C do 7º ano, decidiu apresentar a coleção da sua preferência: a coleção 7 Irmãos,  de Margarida Fonseca Santos e de Maria João Lopo de Carvalho, revelando que descobriu o prazer da leitura com estas obras, na sequência da visita desta última escritora à nossa Escola.
Segundo a aluna, esta é uma coleção muito interessante, de fácil leitura e que aborda temas comuns a todos os jovens e a todas as famílias, o que, na sua opinião, motiva para a leitura.
Na última semana, tivemos uma proposta de leitura mais adulta feita por uma funcionária da nossa escola, a D. Sílvia Ramalho, que é uma fã incondicional da leitura. A sua sugestão foi a obra Os pilares da terra, tendo destacado as excecionais descrições que nos remetem para a Idade Média e que desencadeiam  sensações visuais e olfativas que nos posicionam nos espaços e ambientes descritos.
Reconhecendo as inúmeras vantagens da leitura, esta funcionária comentou ainda os hábitos de leitura da sua filha de 16 anos e aconselhou os nossos alunos a participarem nas várias atividades que lhes são propostas.

2 comentários:

paula disse...

Vou ao blog todos os dias, gostei de ver a prestação do adulto, dos jovens alunos continueee....

Biblioteclando disse...

Muito obrigado.
E aqui da nossa Biblioteca desejamos-lhe que recupere bem depressa.
Beijinhos dos alunos e professores.