sexta-feira, 20 de abril de 2012

LIVROS DIFERENTES PARA DIFERENTES IDADES

Pela rubrica "Um Livro por Semana", na Rádio Fóia, passam alunos de todas as idades, do 1º ao 9º ano de escolaridade.
Nas duas últimas semanas, isso ficou bem evidente com a presença da Catarina Ginjeira, de 7 anos de idade, e do Filipe Silva, de 13 anos.
A Catarina, que frequenta o 2º ano na Escola EB 1 nº 2,  selecionou o livro Pedro e os bombons que ganhou no concurso "Adivinha quem está a ler!" e fez, em direto, uma excelente leitura desta obra, o que lhe mereceu rasgados elogios por parte da jornalista Idalete Marques.

Embora a Catarina nos confessasse, no início, que estava um "bocadinho nervosa", desenvolveu uma interessante conversa com a apresentadora do programa, falando com muita ponderação e doçura sobre a escola, a família e o seu desempenho escolar.  À saída disse-nos: "Eu queria era vir já amanhã, outra vez!"

Na semana anterior, o Filipe, da turma B do 7º ano, fez-se acompanhar da obra  História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar  e partilhou com os ouvintes da Rádio Fóia um excerto em que Zorbas (um gato) se compromete a cumprir três promessas feitas a uma gaivota moribunda.
Este texto foi o ponto de partida para a discussão de temas como a amizade, o respeito pelos animais, a entreajuda, a ocupação de tempos livres... E foi com grande segurança e à-vontade que o Filipe abordou todos os assuntos, estabelecendo uma conversa madura com a jornalista. É que além de bom leitor, o Filipe é também um bom aluno. E ainda lhe sobra tempo para o futebol.


Sem comentários: