sexta-feira, 11 de novembro de 2011

LEITURA MARCA PONTOS NO AEM

Ontem, dia 10 de novembro, a LEITURA esteve em evidência no Agrupamento de Escolas de Monchique, com um conjunto de actividades a provarem que, cada vez mais, os alunos dos vários níveis de escolaridade se envolvem em actividades de leitura.
De manhã, na turma B do 6º ano, pudemos comprovar que quase todos os alunos têm o hábito de se fazerem acompanhar de um livro que aproveitam para ler nos seus tempos livres. Coube à Madalena Duarte provar que tinha sido "caçada na leitura" com a apresentação da obra Já sou grande. E a Madalena revelou-se uma grande leitora capaz de nos despertar interesse e curiosidade em relação a esta obra que, segundo a aluna, aborda questões sérias, como a discriminação e o racismo.
À tarde, na Escola EB1 nº 2, fomos "adivinhar quem estava a ler" e verificámos que todos os meninos, de todas as turmas, tinham descoberto a identidade da nossa leitora mistério. E como é hábito, houve prémios: livros e canetas que deixam os nossos alunos contentíssimos.
Desta escola levámos as duas meninas que foram à Rádio Fóia apresentar "Um Livro por Semana". A Patrícia Gradje e a Raquel Inácio, que frequentam o 4º ano, escolherem a obra A Lenda do viajante que não podia parar para compartilharem com a audiência da nossa rádio local: uma obra complexa, de leitura difícil, que não intimidou as nossas meninas. Pelo que ouvimos, conseguimos perceber que a obra foi estudada ao pormenor na sala de aula, já que foi com espontaneidade e prontidão que responderam às questões que a jornalista Idalete Marques lhes colocou. Só fiquei com pena de não termos tido tempo de aprofundar a conversa, mas já pedi o livro emprestado à professora Ana Maria Balsinha. Afinal, que terá acontecido a Kostia até se transformar numa árvore? E quem seria aquele ser extraordinário que saiu do tronco aceso?

1 comentário:

Pedro Dinis disse...

acho muito bom!