terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CONCURSO "PARES DA LEITURA" VOLTA A ENCHER AUDITÓRIO

A 3ª edição do Concurso "Pares da Leitura", cuja primeira fase teve lugar no passado dia 15, contou com a participação de 30 pares, constituídos por um aluno do 2º ciclo e por um adulto convidado. O grupo dos adultos integrava pais e mães (sobretudo mães), irmãos mais velhos, tios, avós, professores, educadoras de infância, funcionários da escola, treinadores de futebol, uma vereadora da Câmara Municipal, um secretário de uma Junta de Freguesia, vizinhos, amigos...
As provas centraram-se na obra A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen, leitura obrigatória para os alunos, e no conto "Fronteira", de Miguel Torga, texto indicado para os adultos.
Este é um concurso já muito popular no nosso Agrupamento de Escolas e no nosso Concelho e, tal como nas edições anteriores, os resultados superaram todas as expectativas, com adultos e alunos a demonstrarem um investimento muito profundo na leitura. Refira-se, como exemplo, que no 2º lugar se classificaram, ex aequo, três pares, e que no apuramento de um par suplente foi necessário recorrer ao factor tempo.
À final, agendada para o dia sete de Fevereiro (mas que poderá ser adiada para a Semana da Leitura), passam agora cinco pares que terão de ler as seguintes obras:
Alunos - Uma viagem ao tempo dos castelos, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada;
Adultos - O velho que lia romances de amor, de Luís Sepúlveda.
A Câmara Municipal de Monchique apoiou esta iniciativa, que se integra no Projecto aLer+, oferecendo um vale de 12 euros a todos os participantes para aquisição de uma obra na Feira do Livro, que está a decorrer na Biblioteca Escolar.

Sem comentários: