segunda-feira, 2 de março de 2009

SEMANA DA LEITURA - 2 a 6 de Março

  • 02/03/09

- DOCES LEITURAS: Alunos do 5º ano "modelam palavras" da obra A Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, em massa de bolos de amêndoa, orientados pela doceira Lucinda Duarte e pelo ceramista Leonel Telo.


- Alunos de Educação Visual do 9º ano ilustram excertos desta mesma obra.

- Alunos vencedores do Concurso de Quadras "No Mês Internacional / Da Biblioteca Escolar" apresentam os seus poemas aos ouvintes do programa Expresso da Tarde, na Rádio Fóia.

- É inaugurado o espaço BIBLIOTROCAS.

  • 03/03/09
- Cartazes subordinados ao tema "Livros que lemos, gostámos e queremos partilhar" começam a animar o espaço escolar.

- Encontro promovido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação, em parceria com a Biblioteca Escolar, aborda tema "Como motivar para a Leitura?".
As opiniões das alunas Nádia Veiga e Inês Varela e das respectivas encarregadas de educação foram o ponto alto desta iniciativa. Foi pena a assistência não ser mais numerosa. O seu testemunho foi importantíssimo e um exemplo a seguir.

  • 04/03/09

- A final do Concurso "Pares da Leitura" foi mesmo renhida, com os 10 intervenientes ( 5 alunos e 5 adultos) a mostrarem que investiram seriamente numa leitura rigorosa e aprofundada. Que capacidade de memória!...TODOS ELES! E as diferenças foram apenas de um ou dois "pontitos". O ambiente esteve animadíssimo, depois de algum (muito) nervosismo inicial. Mas a brincadeira foi-se impondo e gerou-se um agradável momento de convívio, sem pôr de parte a competição.


Equipas vencedoras ... houve cinco, ordenadas da seguinte forma:
  • Teresa Ginjeira / Inês Medronho
  • Joana Gingeira / Mercês Medronho
  • Francisco Nunes / Anabela Duarte
  • Mariana Gamito / Dilar Gamito
  • Afonso Guerreiro / Margarida Ginjeira

- A Turma CEF - BAR ajudou a construir uma noite inesquecível, proporcionando um requintado beberete aos participantes e à assistência que, em noite chuvosa e ventosa, não deixou de comparecer.

  • 05/03/09

- Os alunos das seis turmas do 2º ciclo estiveram envolvidos num interessante atelier de construção de um livro: "A vida das palavras".

Depois de assistiram a uma excelente dramatização, com recurso a fantoches, que abordava o tema da amizade na diversidade, os alunos foram convidados a criar o seu próprio livro.


  • 06/03/09

- A contadora de histórias Nelda Magalhães conduziu os alunos numa atribulada viagem à volta do mundo. Partiram de bicicleta rumo à Guiné, chegaram à Índia de elefante, na China viajaram num velho autocarro conduzido por um simpático motorista, um avião levou-os até ao Brasil e viveram, ainda, uma experiência única (e bem movimentada) a bordo de um navio pirata, em direcção à Ilha Perdida.

O percurso foi recheado de histórias de velhos piratas, de índios, de chineses, de deuses indianos... e de muita, muita, muita diversão!

- Inês Varela, ex-aluna desta escola, vencedora do 2º lugar do Concurso Jovens Talentos 2008, promovido pela Gailivro, esteve à conversa com a jornalista Idalete Marques, no programa Expresso da Tarde, divulgando o conto premiado "A pequena lágrima" e dando a conhecer como surgiu o seu interesse pela leitura.

7 comentários:

Unknown disse...

O Jornal de Monchique tem um banner para o biblioteclando.
Gostámos de ver a boa relação entre entidades para o estímulo à leitura.

O director do JM
José Gonçalo Duarte

Unknown disse...

O Jornal de Monchique tem um banner para o biblioteclando.
Gostámos de ver a boa relação entre entidades para o estímulo à leitura.

O director do JM
José Gonçalo Duarte

Anónimo disse...

É bom ver os alunos cada vez mais
procurarem, e requisitarem livros na biblioteca ,é sinal que estão a adquirir mais hábitos de leitura.

Anónimo disse...

É bom ver os os alunos cada vez mais a requisitar e ler livros na biblioteca , com estes concursos,tem motivado para mais hábitos de leitura.

Ângela disse...

Assisti no dia 3 ao testemunho das duas alunas que foi muito importante para mim. Fez-me reflectir sobre este assunto: porque é que o meu filho diz que não gosta de ler? Obrigada Inês, pois se a escola lançou o desafio e depois começaste a interessar-te muito, isso dá-me esperança.
Ângela

Anónimo disse...

Parabens Teresa, e a todos os participantes prestaram uma boa prova, continuem a ler.

Anónimo disse...

Gostei muito do Concurso de Pares da Leitura... ADOREI!!!

Peço à escola que no próximo ano faça uma coisa identica a esta dos PARES DA LEITURA porque eu adorei e quero repetir no próximo ano (quando eu estiver no 7ºano).

Este concurso motivou-me mais a ler e reparei que se ler com gosto e imaginação a Leitura é muito mais AGRADÁVEL... =D

Só mais uma coisa a leitura de levros levão-nos muito à realidade da vida! ADORO LER.

-Joana Gingeira-