quinta-feira, 10 de março de 2016

QUATRO ESTREIAS SEGUIDAS NA RÁDIO FOIA

A rubrica semanal de leitura na Rádio Foia continua a revelar bons leitores de todas as escolas do Agrupamento e as últimas edições de "Um Livro por Semana" ficaram marcadas pela participação de quatro alunos que fizeram a sua estreia aos microfones da nossa rádio local.
No dia 11 de fevereiro, a Marília António, que frequenta o 3.º ano na Escola EB1 n.º 1, fez chegar aos ouvintes uma diversificada coleção de chapéus de todas as formas e feitios, ao apresentar a obra O Chapeleiro e o Vento. Sempre sorridente e bem-disposta, a Marília não se deixou intimidar pelos microfones e presenteou-nos com uma divertida leitura desta obra de Catarina Sobral.


A  Ana Rita Castanheira, do 3.º ano da Escola EB 1 n.º 2, selecionou a obra Pedro Quer Ver Televisão para a sua primeira visita à Rádio Foia e, com ponderação e tranquilidade, foi-nos pondo a par dos vários contratempos que impediram o Pedro de passar uns bons momentos em frente do ecrã da televisão. Mas como a imaginação das crianças é prodigiosa, o Pedro acaba por construir a sua própria televisão usando uma simples caixa de sapatos. 
Nesta sua nova experiência, a Ana Rita contou com o apoio incondicional da mãe, que a acompanhou ao longo de todo o programa com um doce brilho de orgulho no olhar.


No dia 3 de março, o Manuel Correia, que frequenta o 4.º ano na Escola EB1 n.º 2, encheu o estúdio de alegria e boa disposição com a obra A Zebra Que Perdeu as Suas Riscas, levando-nos ao encontro da simpática zebra Sissi, do circo Pirilampo, que detestava tomar banho com medo de perder as riscas. 
Com uma leitura fluente e divertidíssima, onde não faltaram diferentes tons de vozes e distintos sotaques, o Manuel transportou-nos para o mundo mágico do circo e fez-nos sofrer com a tristeza da Sissi que, depois de um bom banho, acordou sem riscas.
Em estúdio, o pai e a mãe do Manuel testemunharam, em direto, a excelente prestação do seu filho e, quando questionada pela jornalista Idalete Marques, a mãe do nosso jovem leitor fez questão de salientar a importância que atribui aos livros e aos hábitos regulares de leitura.


O Sapo é um Herói, de Max Velthuijs, chegou à Rádio Foia no dia 10 de março, pela voz melodiosa da Rita Gonçalves, também do 4.º ano da Escola EB1 n.º 2, que tem na leitura um dos seus passatempos preferidos.
Habituada aos livros desde muito pequenina, a Ritinha enfrentou os microfones sem embaraço e foi-nos oferecendo uma leitura irrepreensível de uma história que nos fala da amizade entre diferentes animais, com particular destaque para o Sapo, que arriscou a própria vida para salvar os seus amigos.
A mãe da Rita, presente no estúdio, confirmou a apetência da menina pela leitura, esclarecendo que este é um interesse que acompanha e incentiva, privilegiando obras que abordam temas associados aos valores e à cidadania,
Os livros sobre animais estão no topo das preferências da nossa jovem em leitora, sendo evidente a sua cumplicidade com a mãe quando se fala de amor e de respeito pelos animais.


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

GIL VICENTE LEVA 9.º ANO A LISBOA

O estudo da obra Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, foi o pretexto para uma visita de estudo das três turmas do 9.º ano a Lisboa, no passado dia 16 de fevereiro, que visava atingir os seguintes objetivos:
  • Fomentar o gosto pelo teatro;
  • Facultar a consolidação de conhecimentos relativos à estrutura e características do texto     dramático;
  • Facilitar a perceção da transformação de texto escrito em texto representado;
  • Propiciar o acesso a diferentes manifestações artísticas e culturais;
  • Promover oportunidades para apreciação de obras de arte da época de Gil Vicente;
  • Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de integração em grupo e respeito pelos outros.
O programa começou com uma animada visita à Torre de Belém, uma das joias da arquitetura do reinado de D. Manuel I, construída estrategicamente na margem norte do rio Tejo, entre 1514 e 1520, para defesa da barra de Lisboa.

A subida ao último andar da torre abriu o apetite para o almoço, estando garantida uma passagem pela Antiga Confeitaria de Belém, onde os pastéis saem do forno às centenas.


Seguiu-se a assistência à representação da peça Auto da Barca do Inferno pelo grupo de teatro "O Sonho", numa excecional encenação de Ruy Pessoa.


E o programa ficou completo com uma visita ao Museu Nacional da Arte Antiga, onde os alunos puderam apreciar três obras diretamente relacionadas com a peça em estudo:
Custódia de Belém - a mais célebre obra da ourivesaria portuguesa, mandada lavrar pelo rei D. Manuel I para o Mosteiro dos Jerónimos e atribuível (com alguma celeuma) ao ourives e dramaturgo Gil Vicente;
Painéis de São Vicente - obra- prima da pintura portuguesa do século XVI, atribuída a Nuno Gonçalves, que apresenta uma solene e monumental assembleia representativa da Corte e de vários estratos da sociedade portuguesa da época;
Tentações de Santo Antão - tríptico assinado por Jheronymus Bosch (1450/60-1516) que retrata a tentação e a solidão do homem justo perante o mal e o diabólico que domina o mundo terreno.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

FAÇA LÁ UM POEMA - 2016

A Escola Básica Manuel do Nascimento voltou a participar no concurso "FAÇA LÁ UM POEMA", uma iniciativa do  Plano Nacional de Leitura e da Fundação Centro Cultural de Belém com o intuito de "incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesias".
No 2.º ciclo, o poema vencedor intitula-se "Há dias maus" e foi construído pela Leonor Silva, da turma A do 5.º ano.
No 3.º ciclo, o poema selecionado foi produzido pela Inês Águas, da turma A do 8.º ano.
A Biblioteca Escolar reconheceu e valorizou o desempenho das duas alunas com um prémio constituído por um livro, uma pen e uma caneta.


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

CONVERSAS A TRÊS NA RÁDIO FOIA

Quando a rubrica "Um Livro por Semana" conta com a participação de alunos do 1.º ciclo, é habitual alguns familiares  (mães, pais, irmãos mais velhos, avós...) marcarem presença em estúdio, mantendo-se no mais rigoroso silêncio para não atrapalharem a prestação dos jovens leitores. No entanto, nas duas últimas edições, a jornalista Idalete Marques resolveu convidar os assistentes para a conversa e as sessões adquiriram uma surpreendente emotividade pelos testemunhos e opiniões que foram deixados. 



No 28 de janeiro, o Rodrigo Valério, que frequenta o 3.º ano na Escola EB1 n.º 2, conseguiu, finalmente, concretizar um dos seus sonhos, graças à intervenção da irmã, a Mariana Valério, aluna do 8.º ano, que nos pôs a par do desejo do menino.
Agendada a sessão e acertados os pormenores com a professora, o Rodrigo apresentou-se em estúdio com a obra A Tarte sem Recheio e, com uma leitura corretíssima e divertida, levou-nos ao encontro do Pigi, do Ferny e da Dannan, que não resistiram a provar o recheio da tarte de maçã da senhora Winks, acabando por comê-lo todo.


Muito interessado por toda a aparelhagem e dinâmica do estúdio, o Rodrigo respondeu prontamente, quando a jornalista Idalete Marques lhe perguntou o que gostaria de ser quando for grande: "Gostava de trabalhar aqui".
Depois, levantou-se e deu um forte abraço à irmã, em agradecimento por lhe ter proporcionado a possibilidade de estar na Rádio Foia.

O dia 4 de fevereiro marcou a estreia do Martim Amaro aos microfones da nossa rádio local. Não sendo exatamente um grande fã da leitura, o Martim, que frequenta o 4.º ano na escola EB1 n.º 2, fez questão de provar que até é um bom leitor e deu-nos a conhecer uma interessante obra de Ana Leonor Tenreiro - O homem que ia contra as portas.
Este livro conta-nos a história de um homem que passava a vida a ir de encontro a tudo o que não mexia, até que, um dia, embate em alguém muito especial e tudo muda.
Com uma presença muito agradável em estúdio, simpático e descontraído, o Martim foi um excelente exemplo para os colegas e para todos os meninos que acham que não gostam muito de ler. Afinal, estas atividades de leitura podem ser divertidas e motivadoras e, com treino e dedicação, todos nós podemos melhorar e desenvolver as nossas competências. Esta foi, aliás, uma das mensagens que a mãe do Martim nos deixou, cujas palavras de incentivo e reconhecimento agradecemos. 


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

CARNAVAL 2016 - CORES DA SERRA DESFILARAM PELAS RUAS DA VILA

O desfile de Carnaval promovido pela Junta de Freguesia de Monchique encheu, hoje, as principais artérias da vila de movimento e alegria, trazendo para a rua as cores da nossa serra.
Associando a criatividade à habilidade e a muitas horas de trabalho, as escolas do nosso agrupamento responderam ao convite da Junta de Freguesia  e fizeram deste Carnaval um evento genuinamente monchiquense.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

SERÁ QUE AS RAPARIGAS LEEM MAIS DO QUE OS RAPAZES?

Depois de, no mês de dezembro, a rubrica "Um Livro por Semana" ter sido integralmente preenchida por vozes femininas, a tendência manteve-se em janeiro.
Recomeçámos com a Maria Gervásio, da turma A do 7.º ano, que, na sua sétima intervenção na Rádio Foia, partilhou com os ouvintes a obra Despertar – Crónicas Vampíricas, de L. J. Smith, revelando o seu grande entusiasmo por este tipo de literatura que associa a fantasia ao romance.
 
 
A Ana Lúcia Santos, da turma A do 9.º ano, preencheu a edição do dia 14 de janeiro, apresentando uma das mais conhecidas obras de John Steinbeck, A Pérola, cujo enredo resumiu exemplarmente, complementando a sua intervenção com uma emotiva leitura de alguns dos episódios mais significativos.
 
 
A edição do dia 21 foi dinamizada pela Rafaela Duarte, da turma B do 9.º ano, com a leitura de algumas páginas do Diário de Anne Frank, escolhidas criteriosamente para nos dar a conhecer as condições de acomodação da jovem judia no anexo secreto do prédio da empresa de seu pai, em Amesterdão,  durante a Segunda Guerra Mundial.


Como é óbvio, o facto de a maioria das edições de “Um Livro por Semana” na Rádio Foia estar a cargo de raparigas não nos pode levar a concluir que os rapazes leem menos. No entanto, os dados estatísticos da Biblioteca Escolar provam que o envolvimento voluntário de rapazes em atividades de leitura vai diminuindo substantivamente à medida que vão progredindo nos anos de escolaridade.

domingo, 31 de janeiro de 2016

PARES DA LEITURA 2016 - 1.ª FASE

Há já oito anos consecutivos que a  Biblioteca Escolar conta com a colaboração da comunidade educativa para dar corpo a um concurso de leitura, "Pares da Leitura", que tem vindo a merecer a atenção de outras bibliotecas que procuram  implementá-lo nos seus agrupamentos de escolas.

O "Pares da Leitura" é uma atividade que exige, antes de mais, um  rigoroso trabalho colaborativo  entre a BE e os docentes de Português. É também imprescindível o apoio de parceiros externos, e este concurso tem sido apadrinhado pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia, que garantem a aquisição das obras e dos prémios para a 2.ª fase, sendo habitual contarmos com a presença dos presidentes e de outros membros destas autarquias durante a realização das provas.
É também de salientar a habitual colaboração  de alguns docentes e funcionários do agrupamento que se disponibilizam regularmente para fazer equipa com alunos que não encontram par no seio das suas famílias, garantindo, assim, que todos os alunos interessados têm possibilidade de participar nesta iniciativa, que visa a promoção da leitura e o desenvolvimento das competências leitoras.
No corrente ano, as provas da 1.ª fase tiveram lugar no dia 22 de janeiro, contaram com a participação de 23 pares e centraram-se nas seguintes obras: Os Maias - adaptação para os mais novos por José Luís Peixoto (livro selecionado para os alunos) e "A Civilização" (conto de Eça de Queirós escolhido para os adultos).

Os alunos foram os primeiros a realizar a prova e mostraram-se muito concentrados e responsáveis na concretização  da sua tarefa.




Entretanto, lá fora, os adultos davam uma última olhadela ao texto, trocavam opiniões e conferiam pormenores.


E, quando chegou a sua vez, os adultos deram a volta ao nervosismo e entregaram-se  à "Civilização" de Eça por alguns minutos.




Corrigidas as provas e contabilizados os pontos de cada um dos elementos do par, chegou-se ao apuramento das seguintes duplas, que passam à 2.ª fase:
Leonardo da Silva / Fernanda Canelas da Silva;
Mariana Santos / Eduardo Duarte;
Patrícia Moreira / Anabela Martins;
Rodrigo Silva / Carlos Silva;
Catarina Ginjeira / Teresa Ginjeira;
Ana Constança Reis / Maria Manuel Andrez;
Pedro Carrilho / Zélia Carrilho;
Carolina Luís / Maria Luísa Salvador (substituída por Maria Fernanda Martins);
Angelina Jones / Maria da Conceição Santos;
Joana Filipa Rosa/Maria Fernanda Martins.
Suplentes:
1.º suplente - Lisa Águas / Cristina Jorge;
2.º suplente - Júlia de Jesus / Carmen Varela;
3.º suplente - Ana Valério / Maria de Fátima Medronho.

E foi perante um auditório repleto de participantes e acompanhantes que o Presidente da Câmara premiou os pares vencedores com as obras que deverão ser lidas para a 2.ª fase: Ali Babá e os quarenta ladrões, numa adaptação para a língua portuguesa por António Pescada, e O velho que lia romances de amor, de Luis Sepúlveda, para alunos e adultos, respetivamente.
As provas da 2.ª fase decorrerão no dia 18 de março, às 20h30.



À DESCOBERTA DE MONCHIQUE

 
"À Descoberta de Monchique" é um interessante jogo produzido pela Junta de Freguesia de Monchique, que põe os jogadores a responder a diferentes questões sobre o nosso concelho, abordando distintas áreas do saber.
Oferecido à Biblioteca Escolar pela presidente desta autarquia, este jogo já está à disposição dos utilizadores e tem conquistado simpatizantes cuja frequência da BE era pouco habitual.
O objetivo do jogo é chegar ao final do percurso com o maior número de cartas na mão, as quais correspondem às questões a que os jogadores responderam acertadamente.
De uma forma simples e divertida, os jogadores envolvem-se, voluntária e espontaneamente (e quase sem darem por isso), em alternados exercícios de leitura em voz alta e vão adquirindo e recordando conhecimentos.

sábado, 23 de janeiro de 2016

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2016 - 1.ª FASE

Pela 10.ª vez consecutiva, a Escola Básica Manuel do Nascimento volta a participar no Concurso Nacional de Leitura, tendo já selecionado os três alunos que irão representar o nosso Agrupamento de Escolas na Fase Distrital.
 
As provas da 1.ª fase  decorreram no passado dia 18, às 11h00, centraram-se na obra O Fantasma de Canterville, de Oscar Wilde, e ditaram o apuramento dos seguintes alunos:
1.º lugar – Joana Carolina Silva Lopes (8.º B);
2.º lugar – Rafaela Gonçalves Duarte (9.º B);
3.º lugar – Alexandre Carreira Castaldo (9.º B).

Aguarda-se, agora, que seja indicada a Biblioteca Municipal do Algarve que irá proceder à organização da 2.ª fase (Fase Distrital).
 
 
 

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

"A AVENTURA DE ULISSES" - UMA ORIGINAL E DIVERTIDA ADAPTAÇÃO DA "ODISSEIA"

No passado dia 15, os alunos das duas turmas do 6.º ano deslocaram-se a Lisboa, ao colégio Pedro Arrupe, para assistirem à representação teatral de “A Aventura de Ulisses”,  uma original e divertida adaptação da Odisseia de Homero, pela companhia de teatro Cultural Kids. Nesta adaptação, os Deuses decidem transformar o regresso de Ulisses a Ítaca num jogo de computador com vários níveis, submetendo o herói grego a novos e difíceis desafios até atingir o seu objetivo: regressar a casa e reencontrar a família.
 
 
 
Programada na sequência da análise da obra Ulisses, de Maria Alberta Menéres, esta atividade visava proporcionar aos alunos o acesso a diferentes manifestações culturais, promovendo, simultaneamente, uma melhor compreensão do texto em estudo.
 
A  viagem de autocarro entre Monchique e Lisboa, o passeio a pé no Parque das Nações e o almoço no centro comercial Vasco da Gama foram outras das atrações desta deslocação à capital e constituíram uma estreia para alguns dos nossos alunos.
Esta visita de estudo só foi possível graças ao apoio da Câmara Municipal, que cedeu o transporte, e da Junta de Freguesia de Monchique, que financiou a totalidade do custo dos bilhetes.

domingo, 10 de janeiro de 2016

CLUBE DE TEATRO APRESENTOU "AS RAINHAS MAGAS"

O Clube de Teatro da Escola Básica Manuel do Nascimento voltou a deslumbrar a comunidade educativa, no passado dia oito, com a representação da peça "As Rainhas Magas".
O texto, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, dá-nos uma divertida e original versão da visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus, uma vez que as suas esposas, as Rainhas Magas, teimam em acompanhar os maridos, lutando pela igualdade de direitos entre homens e mulheres.
O auditório encheu por três vezes e as jovens atrizes que dão corpo às personagens mantiveram, em todas as sessões, uma graciosidade e uma postura teatral notáveis.
 
 
A encenação desta peça esteve a cargo da professora Clementina Jorge e os cenários foram produzidos pela professora Madalena Teixeira.