domingo, 31 de dezembro de 2017

BOAS FESTAS, BOM ANO, BOAS LEITURAS!

A biblioteca escolar deseja a todos os leitores deste blogue um excelente 2018, repleto de muitas e boas leitura.
Como aperitivo para uma boa leitura, aqui deixamos um magnífico texto do escritor monchiquense Eduardo Jorge Duarte, que encontramos na página 80 do seu livro, Montanário, que já vai na 2.ª edição.
Clique sobre o texto para ver melhor.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

LER POR PRAZER NA RÁDIO FOIA

São sempre muitos os alunos que se voluntariam para participar na rubrica «Um Livro por Semana». Os que o fazem pela primeira vez conseguem que o nervosismo e a insegurança se transformem em autoconfiança e vontade de repetir a experiência e, quando regressam à escola, levam os corações a transbordar de orgulho, que é, normalmente, reforçado pelo entusiasmo dos colegas e pelas palavras carinhosas dos professores.

Nas últimas semanas, a nossa rubrica semanal de leitura foi inteiramente preenchida por alunas do 2.º ano de escolaridade das duas escolas do 1.º ciclo da vila de Monchique. A Lia Marques, que frequenta a Escola EB1 N.º 2, escolheu a história O Boneco de Pão Doce para a sua estreia na rádio e fez uma excelente leitura deste curioso conto tradicional, cujo desfecho nos leva a refletir sobre a esperteza de uma raposa matreira que, ao contrário da mulher, da vaca e do cavalo, consegue comer o tão desejado boneco de pão doce.


As suas colegas de turma, a Beatriz Rio e a Dalila Rio, optaram pela obra O ano em que o calendário avariou, de Manuel António Pina, e encheram o estúdio de boa disposição com uma magnífica e divertida leitura de um poema que nos fala de um ano «tão completamente maluco e tão completamente bissexto» que tudo sai ao contrário devido a uma avaria no calendário.


A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa, voltou à Rádio Foia nas vozes da Isa Sousa e da Mariana Balbino da Silva, da Escola EB1 N.º 1. Apesar de andarem apenas no 2.º ano, as duas meninas souberam controlar o nervosismo da estreia e leram a obra toda, da primeira à última página, recordando-nos a história de Olímpia, uma jovem girafa que andava sempre com a cabeça nas nuvens.


A Carolina Morais, que anda no 6.º ano e já está familiarizada com a leitura aos microfones da rádio local, disponibilizou-se imediatamente para preencher uma vaga de última hora na rubrica «Um livro por Semana», aceitando a sugestão de leitura que lhe foi feita na Biblioteca Escolar.

A nossa jovem leitora deixou-se cativar pela obra Nweti e o Mar, de José Eduardo Agualusa, e, com a sua leitura fluente e expressiva, apresentou aos ouvintes da Rádio Foia um livro invulgar, que nos leva a descobrir o poder dos sonhos, da amizade e do amor através do olhar de uma menina de seis anos.

domingo, 17 de dezembro de 2017

PROBLEMA DO MÊS DE DEZEMBRO

Numa época em que as famílias e os amigos se reúnem, a Biblioteca Escolar desafia os leitores deste blogue a tentarem resolver o problema que se segue, investindo num trabalho de raciocínio conjunto e colaborativo.

Clique sobre a imagem para ver melhor.

Se nos quiser fazer chegar a sua resposta, use o espaço "Comentários" e habilite-se a bons prémios.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

CONCURSO «PARES DA LEITURA» ESTÁ DE VOLTA!

A Biblioteca Escolar convida os alunos do 5.º e do 6.º ano e os seus pais/encarregados de educação a participarem na 10.ª edição do Concurso «Pares da Leitura», cujas provas da 1.ª fase estão agendadas para o dia 19 de janeiro, às 20h30, no Auditório da Escola Básica Manuel do Nascimento. 
Recorda-se que os alunos devem constituir uma equipa (um par) com um adulto.

Nesta primeira fase, os alunos devem ler a obra Amor de perdição – Adaptado para os mais novos por Pedro Teixeira Neves e os adultos, História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luis Sepúlveda.



quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

ALUNOS REVELAM PREFERÊNCIAS DE LEITURAS NA ATIVIDADE «À RODA DOS LIVROS»

A atividade «À Roda dos Livros», que há já vários anos é desenvolvida com alguma regularidade nas turmas do 3.º ciclo, chegou agora também ao 2.º ciclo.

Confrontados com a responsabilidade de fazerem a apresentação de uma obra lida autonomamente e de recontarem uma parte dessa obra, usando obrigatoriamente uma determinada palavra (a palavra obrigatória), os alunos do 5.º e do 6.º ano revelaram, quase todos, uma surpreendente facilidade no desempenho dessa tarefa.

E se, no 3.º ciclo, se constata uma considerável evolução no que diz respeito ao nível de dificuldade dos livros apresentados, os alunos do 2.º ciclo também surpreenderam os docentes pela qualidade das suas escolhas.

A descoberta de livros e de boas leituras com os alunos é uma constante nesta atividade, que funciona, também, como uma estratégia de motivação para aqueles que ainda são leitores resistentes.






quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

MONTANÁRIO - O PRIMEIRO LIVRO DE EDUARDO JORGE DUARTE

Já chegou à nossa biblioteca escolar o primeiro livro do escritor monchiquense Eduardo Jorge Duarte, Montanário, uma edição da on y va, cuja apresentação terá lugar no dia 9 de dezembro, pelas 15h30, no snack-bar «Fonte dos Chorões», em Monchique.