No passado dia 16 de janeiro, o auditório da Escola Básica Manuel do Nascimento foi pequeno para acolher os 32 pares que participaram na 7.ª edição do Concurso «Pares da Leitura» e os seus familiares e amigos.
A concurso estavam as obras Amor de perdição - Adaptado para os mais novos por Pedro Teixeira Neves, leitura indicada para os alunos, e O fantasma de Canterville, de Oscar Wilde, livro selecionado para os adultos.
Alunos realizando a sua prova
Adultos realizando a sua prova
Como já vem sendo hábito, a grande maioria dos concorrentes revelou um sério investimento na leitura e não foi fácil o apuramento dos dez pares que passaram à 2.ª fase.
Somadas as pontuações de cada elemento do par, foi necessário, de acordo com o regulamento, recorrer ao fator tempo para se desfazerem os empates que se registaram do 9.º ao 12.º lugar.
Ficaram então apurados para a final, que está agendada para o dia 20 de março, às 20h30, os seguintes pares:
Maria Gervásio (6.ºA) e Maria Luísa Salvador;
João Melo (6.ºA) e Rafael Melo ;
Ana Constança Reis (5.ºA) e Maria Manuela Andrez;
Filipa Justo (6.ºB) e Carlos Silva;
Leonardo Silva (5.ºB) e Fernanda Canelas Silva;
Joana Filipa Rosa (5.ºA) e Maria Fernanda Martins;
Mariana Gabriel (6.ºB) e Lúcia Costa;
Teresa Penteado (6.ºB) e Anabela Martins;
Carolina Jesus (6.ºB) e Eduardo Duarte;
Duarte Gouveia (6.ºA) e Ana Gouveia.
Suplentes:
Beatriz Francisco (6.ºB) e Filipe Alexandre Duarte;
Catarina Ginjeira (5.ºB) e Teresa Ginjeira.
Na 2.ª fase, os alunos deverão ler a obra Os heróis do 6.º F, de António Mota, e os adultos, O velho e o mar, de Ernest Hemingway.
Esta atividade contou com o patrocínio da Junta de Freguesia de Monchique, cuja presidente premiou o bom desempenho dos alunos com a atribuição de vales para assistência a sessões de cinema.